A linguagem coloquial compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc. Quando utilizamos a linguagem coloquial, decerto que não estamos preocupados com as normas gramaticais.
Expressa informalidade A linguagem coloquial é a forma de se comunicar em situações que não exigem formalidade, como uma conversa entre amigos, no supermercado, na padaria, na farmácia, na praia, etc. Por isso, é também chamada de linguagem popular.
A linguagem coloquial é uma variação de linguagem popular utilizada em situações cotidianas mais informais. A coloquialidade encontra fluidez na oralidade (fala) e, assim, não requer adequação às normas da gramática tradicional (norma culta/padrão da língua portuguesa).
A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano que utilizamos em situações informais, por exemplo, na conversa com os amigos, familiares, vizinhos, dentre outros. Nessa linguagem é comum usar gírias, estrangeirismos, abreviar e criar palavras, cometer erros de concordância.
A linguagem coloquial, informal, natural ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou têm outro significado.
Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação. ... É muito importante que esse código seja entendido por todos os intervenientes no processo comunicativo, podendo ser composto por palavras, gestos, sons, imagens, sinais,…
Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.
Exemplos de gírias muito usadas pela população:
Palavra usada em chats da internet, siginifica novo.
Gírias atuais mais usadas na internet
Gírias Antigas
As 20 melhores gírias da internet de todos os tempos
A fila anda… e ela anda mesmo!
Mas na gíria brasileira, joia quer dizer simplesmente “tudo bem”. Então, se alguém pergunta: “e aí? tudo bem?” É muito comum a gente responder: “tudo joia!
9 gírias cariocas que você precisa conhecer
Gírias baianas
O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de “sotaque nordestino”, é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões de habitantes, sofrendo variações.
Só os mais velhos são capazes de dizeer "oxênte". Os mais novos já exclamam um "ôxi" e, em breve, será "xi". A língua do povo é viva. Além da fala mais rápida, leve em consideração que, em geral, o nordestino é muito hospitaleiro e simpático com o visitante.
Prostituta. CATREVAGE – Gente cafona (isso parece um galicismo).
Significado de Langanho substantivo masculino [Brasil] Carne ruim, de má qualidade; pelanca.
Coisa pronta, sem dificuldades, fácil. Muito usado no Ceará uma analogia ao caldo de cana (garapa).
O rato-preto (Rattus rattus) é uma espécie de rato, também conhecida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil por gabiru.
Gota serena (ou gota-serena) é uma expressão popular da região Nordeste do Brasil, cujo significado pode ser para indicar surpresa ou admiração, se referindo a algo muito bom, ou ainda, quando um determinado acontecimento é incrível, grandioso e memorável.
Os camundongos– constroem seus ninhos dentro das residências: nas gavetas, armários e outros locais onde ele encontra abrigo e alimento necessário para sua sobrevivência. O Rato de Telhado – prefere locais altos como telhados e forros para seus ninhos. A Ratazana – tem preferência por tocas, esgotos e lugares baixos.
Um Rato pode ser confundido com uma Ratazana jovem, no entanto, é possível distingui-los: ... Uma Ratazana jovem tem a cabeça e os pés distinctivamente maiores em relação ao seu corpo, do que no caso de um Rato. Os Ratos são geralmente de cor cinzenta clara ou acastanhada com um tom mais claro na zona da barriga.