Top 10 ? Melhores Câmeras Térmicas de 2021
O que é câmera termográfica? Uma câmera termográfica, ou câmera térmica, nada mais é do que um aparelho que possibilita a captura de luz infravermelha com o objetivo de transformá-la em uma faixa visível do espectro.
O FLIR (do inglês "Forward Looking Infra-Red" - algo como "infravermelho olhando para a frente" - ou sensor de visão frontal infravermelha), é um dispositivo que detecta a radiação infravermelha emitida por objetos "quentes" (ou seja, que emitem ondas de radiação infravermelha.
A câmera infravermelho é também conhecida como câmera térmica. Esse tipo de câmera utiliza uma tecnologia capaz de captar imagens de radiações infravermelhas e convertê-las em uma forma visível ao ser humano. O sistema parte do princípio de que corpos aquecidos emitem ondas eletromagnéticas.
Na indústria da construção, a tecnologia de imagem térmica por infravermelho é usada principalmente para detectar os problemas de qualidade dos edifícios com relação à preservação de calor e economia de energia, vazamento em paredes, tubulações e dutos internos ou subterrâneos.
E não é só o Sol ou outra estrela que emitem esse tipo de radiação. Nós, seres humanos, e outros seres vivos também a emitimos. Animais como cobras – que enxergam espectros diferentes de luz – caçam à noite com a habilidade de interpretar a luz infravermelha proveniente do calor das suas presas.
A radiação infravermelha possui maior comprimento de onda que a ultravioleta e, por isso, sua energia é menor, penetrando muito na pele. É evidente que apesar disso, se houver exposição em excesso a essas radiações, elas podem causar danos à pele, como queimaduras.
O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que apresenta frequência menor que a da luz vermelha e, por isso, não está dentro do espectro eletromagnético visível. Por esse motivo, essa radiação não pode ser percebida pelo olho humano.