Comenius foi inovador em vários aspectos. Defendia, por exemplo, o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola, algo que não ocorria até então. Além disso, acreditava que os textos escritos utilizados em sala de aula deveriam seguir a língua nativa dos alunos, em vez de latim.
Comenius chama sua didática de 'magna' porque ele não queria uma obra restrita, localizada. No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza.
Para ele, a didática podia ser definida como a prática de educar e também enquanto ofício de ensinar. Dotado de um humanismo ímpar e de uma visão globalizante, Comenius era atraído por todas as esferas do conhecimento; assim, sonhava em construir uma pansofia, ou seja, uma sabedoria que abrangesse a totalidade.
Em Comenius, o ensino/aprendizagem torna-se fácil e eficaz porque ele fundamenta-se no método que é regido pela ordem, pela uniformidade dos métodos, pela sincronização dos tempos e pela graduação das etapas escolares que possibilitarão os objetivos serem alcançados.
Comênio acreditava que, por ser dotado de razão, o homem pode entender a si e a todas as coisas. Portanto, deve se dedicar a aprender e a ensinar. Seguindo esse pensamento, Comênio conclui que o mais importante na vida não é a contemplação e sim a ação, o "fazer".
Comenius tem como ponto de partida o conhecimento, que deve ir do mais simples ao mais complexo, do concreto para o abstrato. O conhecimento seguira um caminho do geral para o particular. Posicionava-se contra os retóricos e escolásticos pois, para ele o verdadeiro estudo deve partir das próprias coisas.
Comênio acreditava que, por ser dotado de razão, o homem pode entender a si e a todas as coisas. Portanto, deve se dedicar a aprender e a ensinar. Seguindo esse pensamento, Comênio conclui que o mais importante na vida não é a contemplação e sim a ação, o "fazer".
Com a obra Didática Magna, Comênio propôs que, por meio da educação, seria possível a paz entre os povos, considerando-a como remédio divino para a corrupção do gênero humano. ... Ele foi um dos primeiros pensadores a pensar na educação das crianças e a reconhecer o valor da educação para elas.
A Didática Magna, desenvolvida por Comênio, apresentou grande importância para a educação mundial, pelo fato de conter uma das principais tendências pedagógicas a considerar as necessidades e limitações dos educandos.
I - Com a sua obra Comenius queria dar um modelo racional ao fenômeno da educação, de modo a afastar a prática daquilo que hoje concebemos como o "paradigma da vocação", pautado por emprego de "técnicas" improvisadas, para um modelo mais próximo do que seria a atuação profissional.
Comenius
A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. ... O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores educadores do século XVII.
No seio da didática tradicional, o método de ensino é concebido a partir do seu aspecto material. Isso significa que ele acentua a transmissão de conhecimentos, ou seja, a transmissão do saber historicamente acumulado. Ademais, o método de ensino é pensado a partir de uma perspectiva abstrata, formal e universalista.
A origem da Didática nos remete ao século XVII através de Iohannes Amos Comenius ou mais conhecido como Comênio (1592-1670) que realizou uma obra chamada Didática Magna (Didactica Magna) em 1657, que criava uma proposta de reformar e escolar e educacional.
A Pedagogia, ciência da Educação, nasce no século XIX e teve seu grande desenvolvimento no século XX. Já a Didática deveu esperar mais um século; surgiu no final do século XX. ... É propiciar no planejamento educacional e no planejamento didático, a possibilidade de ensinar educando e não só educar ensinando.
Os objetivos têm pelo menos três referências fundamentais para a sua formulação. Os valores e idéias ditos na legislação educacional. Os conteúdos básicos das ciências, produzidos na história da humanidade. As necessidades e expectativas da maioria da sociedade.
Didática individualista vinculada à “pedagogia das competências”.
A palavra didática deriva da expressão grega - techné didaktiké -, que se traduz por arte ou técnica de ensinar. Foi apresentada oficialmente por Ratke, em 1617, na obra Introdução geral à didática ou arte de ensinar.
Significado de Didática Conjunto de teorias e técnicas relativas à transmissão do conhecimento. Procedimento pelo qual o mundo da experiência e da cultura é transmitido pelo educador ao educando, nas escolas ou em obras especializadas. Etimologia (origem da palavra didática).
Com isso a didática ganha importância na formação pedagógica, pois sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo de ensino, ou seja, ela oferece formas variadas de ensinar e compreender a construção do ensino-aprendizagem, com o uso de distintas metodologias que decorre do processo de ensino.
Olá! A didática tem grande importância na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos de modo que que uma boa didática pode fazer toda diferença na transmissão de um conteúdo no ambiente escolar. Didática consiste na metodologia utilizada por um docente para transmitir o conteúdo aos seus alunos.