73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. 1º A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos.
O adicional noturno é um benefício pago aos funcionários com jornada de trabalho no período noturno — especificamente entre 22h e 5h — que garante um adicional de 20% no valor da hora trabalhada.
Em zonas rurais e agrícolas, o adicional noturno abrange as atuações das 21 horas até às 5 horas do dia seguinte; Na pecuária, é entre às 20 horas e às 4 horas da manhã; No setor portuário, tem direito a receber adicional noturno quem trabalha das 19 horas até às 7 horas da manhã.
Ou seja, os trabalhadores que realizam suas atividades no período noturno recebem o valor de uma hora de trabalho a cada 52 minutos e 30 segundos trabalhados. Isso faz com que uma jornada de 8h durante o dia corresponda a uma jornada de 7h durante o período noturno.
Já na jornada de 12x36 com início às 19 horas e término às 7 horas da manhã, o adicional noturno será computado entre o horário das 22 horas e 7 horas do dia seguinte, perfazendo o total de 9 horas. Do total acima apurado, é importante o trabalhador descontar o intervalo de descanso.