* Isótonos: Átomos que possuem o mesmo número de nêutrons, mas diferentes números atômicos (Z) e de massa (A).
Em química, isótonos são átomos que diferem no número atômico (número de prótons) e no número de massa, porém apresentam o mesmo número de nêutrons. Exemplo: O Boro e o Carbono apresentam, cada um, 6 nêutrons: Boro: Z=5 e A=11 contém 5 prótons e 6 neutrons.
Essa referência matemática indica a quantidade de prótons e nêutrons no núcleo de um átomo. Número de massa (representado pela letra A maiúscula) é a denominação utilizada para determinar a quantidade prótons e nêutrons presentes no interior do núcleo de um átomo qualquer (representado pela sigla X).
Na representação de um elemento químico, o número de massa (A) aparece na parte superior; e o número atômico vem na parte inferior, conforme mostrado a seguir: ZXA .
DENSIDADE
A densidade absoluta ou massa específica de um gás é determinada pela pressão e temperatura de um quociente existente entre a massa do gás e um volume de dele.
Se um objeto mergulhado em um fluido afunda, podemos afirmar que a sua densidade é maior que a do líquido e que o seu peso é superior ao empuxo. Se as densidades do corpo e do fluido forem iguais, o corpo permanecerá em equilíbrio no líquido e podemos afirmar que o empuxo é igual ao peso do corpo.