Broncodilatadores inalatórios de ação curta Para o tratamento das crises, aqueles que são indicados são os broncodilatadores de ação curta, que agem em poucos minutos e exercem um efeito por cerca de 4 a 6 horas. Alguns exemplos de broncodilatadores inalatórios de ação curta são o salbutamol e o fenoterol.
A gravidade da doença se dá porque, em uma crise, pode haver fechamento do pulmão, o que impede a circulação do oxigênio, provocando uma insuficiência respiratória. O que acontece, muitas vezes, é que a bombinha não é suficiente para conter a crise de asma e isso pode ocasionar a morte.
O diagnóstico da asma é principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e pelos exames de função pulmonar (espirometria).
Cerca de dois terços das crianças deixarão de ter asma à medida que vão crescendo, mas a doença pode voltar a aparecer na fase adulta. A severidade dos sintomas da asma difere de pessoa para pessoa, desde ligeira a grave.
A asma não é contagiosa, ou seja, não se “pega” ou não é transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, existe uma forte componente genética familiar na transmissão da asma. Ou seja, a doença poderá ser transmitida de pais para filhos.