A quantidade de estribos por coluna pode ser calculada dividindo a altura da coluna pelo espaçamento entre os estribos. Depois para saber a quantidade de estribos é só multiplicar a quantidade de estribos por coluna x quantidade de colunas.
Estudos citados por Yopanan Rebello, autor do livro A concepção estrutural e a arquitetura, dão conta que os valores ideais para vãos em projetos de concreto armado devem variar entre 4 e 6 metros.
Espaçamento entre estribos deve ser suficiente para permitir a passagem do vibrador. Já o espaçamento máximo entre os estribos " S,máx" deve respeitar as seguintes condições: Se Vd ≤ 0,67 VRd2 , então S,máx = 0,6 d ≤ 300 mm; Se Vd > 0,67 VRd2 , então S,máx = 0,3 d ≤ 200 mm.
Estribos. Para o aço do estribo, você precisa calcular quantos estribos vão em cada coluna. No nosso exemplo, cada coluna tem 400 cm (4 metros) e um estribo a cada 20 cm. Para saber quantos estribos vão em cada coluna, basta dividir 400 por 20, que dá um total de 20 estribos.
RESPEITANDO A DISTÂNCIA MÍNIMA DE 3 cm ENTRE A ARMAÇÃO DA COLUNA E A FORMA DO ALICERCE. AS DEVEM SER EMENDADAS TRANSPASSANDO 30 cm. ENTRE O TOPO DO ALICERCE E A EMENDA, A DISTÂNCIA DEVE SER NO MÍNIMO DE 1,20 m.
Dependendo do tamanho do projeto, você pode até conseguir algum desconto no metro quadrado. Mas geralmente para isso é necessário um projeto realmente grande. Em média, o valor do metro quadrado para esse tipo de serviço gira em torno de R$ 200 e R$ 600.
Dimensão mínima De acordo com o item 13.
A figura 8 acima mostra como os ferros da coluna devem ser colocados dentro da malha da sapata....
Recomenda-se que a dimensão mínima da sapata seja de 60 a 80 cm; A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.