Hidrografia. O principal rio da região Nordeste é o Rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e drena quatro estados da região: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. ... Em decorrência da semiaridez, o Sertão Nordestino possui vários rios temporários ou intermitentes.
As principais características da hidrografia brasileira são: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Ocorrência de grande parte dos rios do tipo caudalosos, isso significa cursos com elevado volume de água e que não secam (perene), característica derivada do clima úmido.
Aspectos naturais (AO 1990: aspectos naturais ou aspetos naturais) é uma expressão utilizada dentro da área ambiental e de outras ciências naturais para se referir aos fatores abióticos e bióticos que caracterizam determinado ambiente, influenciando-o positivamente ou negativamente, tais como o ar, a água, a chuva, a ...
Entre os aspectos naturais (que são estudados pela Geografia) do Brasil se destacam a sua grande extensão (são cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, sendo o quinto maior país do mundo), com uma grande faixa litorânea, a coexistência de diversos biomas no mesmo país (temos áreas tão diferentes como ...
Geografia do Brasil refere-se aos aspectos físicos naturais do país que, com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, é o quinto maior país do mundo....
A América Central é um subcontinente da América, o qual ocupa uma área de 550 mil km2. ... Tal subcontinente é formado basicamente por montanhas, quase sempre formadas a partir de fenômenos como o vulcanismo e tectonismo. O relevo mais suave é restrito às áreas litorâneas dos oceanos Pacífico e Atlântico.
Os aspectos naturais do continente americano caracterizam-se pela ampla diversidade provocada pelas variações de latitude e pelo tectonismo ativo em algumas áreas. O continente americano apresenta uma larga extensão territorial no sentido norte-sul, ou seja, possui uma grande variação em suas latitudes.
O clima predominante no continente é o tropical; regiões situadas em maiores altitudes são mais chuvosas. De fato, os índices pluviométricos na América Central são influenciados diretamente pela direção dos ventos e pela posição das zonas de convergência tropical.
Resposta. Resposta: O Subcontinente tem fenômenos como vulcanismo e tectonismo os quais ocasionam desastres como extravasamento de magma e terremoto. Além disso, a América Central tem sua parte localizada em montanhas facilitando diferentes temperaturas como quentes, temperadas e frias.
Resposta: O clima. Explicação: Os furacões se formam em águas quentes dos oceanos e mares tropicais (regiões tropicais e subtropicais).
Furacões e terremotos . Terremotos: por causa do movimento de placas tectônicas.
A América Central é dividida em trecho continental e insular. ... A América Central Insular (ou formado por ilhas), corresponde a um grupo de ilhas localizadas no Mar das Antilhas conhecido como Mar do Caribe, que é ramificado em Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas.
A América Central Insular é formada por um arco vulcânico de ilhas, no oceano Atlântico, onde se distinguem dois conjuntos: as Grandes Antilhas e as Pequenas Antilhas. A América Central Insular, especificamente a República Dominicana, foi a primeira porção de terras avistada por Cristóvão Colombo, em 1492.
Na primeira divisão, esse continente é dividido em América do Norte, Central e do Sul. ... Essas massas continentais são as Américas do Norte e do Sul, enquanto a pequena porção de terras e ilhas compõem a América Central. Na segunda divisão, há uma separação entre América Anglo-Saxônica e América Latina.
Resposta. A América Central Ístmica ou Continental é uma subdivisão da América Central, que por sua vez é uma subdivisão do continente americano. ... A América Central Insular é a porção da América Central que se encontra dividida entre diversas ilhas.
Resposta: Serve para produção de cana de açucar, milho, soja entre outras coisas agrícolas!
É composta pelos seguintes países: Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, Jamaica, Haiti, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, Antígua e Barbuda, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Granada e Trindade e Tobago.
Colonização e história da América Central A conquista da região foi, porém, empresa de Hernán Cortés e outros, enquanto a conquista espiritual foi obra de frei Bartolomeu de las Casas.
Economia da América Central