A Terra é azul, Marte é o planeta vermelho, Vênus tem um tom alaranjado. Já se convencionou dar aos participantes do Sistema Solar uma seleção de cores sem pensar muito sobre o motivo desse "arco-íris espacial".
Olhando a partir do espaço é possível ver as cores azul, branco, e um pouco de verde e marrom. Que correspondem ao mar/ rios/ lagoas (azul), nuvens (branco), florestas (matas) marrom, áreas de continente sem vegetação significativa.
Assim, ocorre a decomposição da luz solar no espectro de cores visíveis ao olho humano, dando origem às cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Durante essas intensas reações, todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético são produzidos, do infravermelho aos raios gama, passando por todos os comprimentos de onda da luz visível, do violeta ao vermelho (entre 380 nm e 720 nm). Portanto, o Sol é branco.
Quando a luz branca incide sobre uma superfície que separa dois meios surge um leque de cores. Esse fenômeno é denominado dispersão da luz e acontece em razão da diferença de incidência de refração, como também da diferença de velocidade de propagação do feixe de luz.
As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. ... Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.
O dia e a noite acontecem devido ao movimento de rotação da Terra. Este movimento demora 24 horas, ou seja, um dia. O sol ilumina a Terra, mas como esta se encontra a girar continuamente, os raios solares não atingem com a mesma intensidade toda a sua superfície.
Esse é o nome dado ao fenômeno em que o Sol fica visível 24 horas por dia. ... Isso ocorre nas regiões entre os círculos polares e os polos, nos dias próximos ao início do verão de cada hemisfério - em junho no Norte e em dezembro no Sul -, devido à inclinação do globo terrestre nessas épocas.
translação
Características do outono Sendo assim, pode ser considerado um período de transição entre essas duas estações. Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência.
O verão, uma das quatro estações do ano, é caracterizado por elevadas temperaturas. Os dias ao longo dessa estação são mais extensos, e as noites são mais curtas. ... Suas principais características são as elevadas temperaturas e o aumento dos índices pluviométricos. Leia também: O que é horário de verão?
O verão 2020/20121será com influência do fenômeno La Niña como moderada a forte intensidade. Mesmo assim, as precipitações sobre o Brasil não vão sentir os efeitos clássicos do fenômeno La Niña, que é a situação onde as águas do oceano Pacífico Equatorial Central ficam com temperatura abaixo do normal.
O verão possui os dias mais longos e as noites mais curtas, se for comparado com as outras estações do ano. Isso acontece porque uma parte do planeta Terra fica mais próxima do sol. A principal característica dessa estação é o fato dele ser a estação mais quente dentre as quatro estações.