No cuidado pré-operatório, a equipe de enfermagem fica responsável pelo preparo do paciente, desde a sua orientação quanto ao preparo físico e psicológico, tendo como finalidade que o paciente esteja o mais saudável possível e de evitar complicações no período intraoperatório e pós-operatório.
Também de remover próteses e joias, controlar o pulso, a temperatura, a respiração e a pressão arterial, administrar a medicação pré-anestésica, ajudar o paciente a passar para a maca e encaminhá-lo ao centro cirúrgico.
Este profissional irá colaborar com a equipe de cirurgiões na organização dos equipamentos, materiais e medicamentos necessários para o ato cirúrgico, com especial atenção para a segurança do paciente.
1. Relativo a ou que ocorre no período em que decorre uma operação cirúrgica (ex.: monitorização intra-operatória ). ... Período em que decorre uma operação cirúrgica (ex.: a temperatura do paciente é controlada no intra-operatório ).
Durante o período pós-operatório o enfermeiro realiza ações com o objetivo de auxiliar na recuperação anestésica e prevenir possíveis complicações, como: admissão do paciente na sala de recuperação, avaliar o nível de consciência, avaliar condição dos curativos e dos drenos, controle da dor, monitorização dos sinais ...
Fase Intra-operatória ou Transoperatória: é o momento em que o paciente é recebido na sala cirúrgica até ser admitido para a sala de recuperação pós-anestésica. Fase de Recuperação Anestésica: Quando o paciente é admitido na sala de recuperação pós-anestésica até o paciente for para o quarto ou enfermaria.
Recomendações no Pré e Intra-operatório
Eles são cruciais para evitar complicações. Entende-se por pós-operatório o período que transita desde o momento da saída do paciente da sala de cirurgia até a sua recuperação. Pós-operatório Mediato: Entre 24 horas e 7 dias. Pós-operatório Tardio: 7 dias após a alta hospitalar.
O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. . Pós-operatório imediato - Compreende as primeiras 12 ou 24 horas após o término da cirurgia. Sua real duração depende do porte ou gravidade da cirurgia e do estado em que se encontra o paciente ao seu término.
Adotamos como pós-operatório tardio o período compreendido após a alta do paciente da assistência hospitalar(9,16). É um período de “difícil determinação”, em que a diminuição da atenção ao paciente pode aumentar as chances de aparecimento de complicações(9,16-17).
O pós-operatório é o período em que o paciente necessita de cuidados especiais até a sua total reabilitação.
As complicações mais importantes e mórbidas são a atelectasia pulmonar, a insuficiência respiratória, a exacerbação de condições respiratórias pré-existentes e o tromboembolismo pulmonar. A função pulmonar é alterada simplesmente pela realização de um procedimento cirúrgico.
Complicações cirúrgicas são conseqüências involuntárias da assistência, e ocorrem com freqüência alarmante. Uma revisão de 15.