O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
7 dicas para escrever Artigos de Opinião
O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes.
Como vimos, o artigo de opinião deve ser iniciado pela introdução, ou seja, pela apresentação do tema que vai ser discutido no texto. Mas, antes de começar a escrever, é bom estar estar bem informado sobre o assunto escolhido.
5 Técnicas Simples para Começar um Artigo e Prender a Atenção do Leitor
Confira algumas dicas:
Existem vários tipos de artigos científicos, porém os mais comuns são:
"Um" artigo. Para saber se um é artigo, coloque após o substantivo que ele acompanha a palavra qualquer. Exemplo: “Lá pelas tantas, muito milho já comido pelas pombas, um corotinho embarbichado [...]” (um corotinho qualquer).
Saiba quais são os principais métodos de pesquisa
Os artigos definidos são o, a, os, as. Determinam os substantivos de forma particular, objetiva e precisa, individualizando seres e objetos: O vizinho ganhou a loteria.
Neste exemplo, o artigo definido “o” indica que o substantivo aluno é classificado como o gênero masculino. Exemplo 1: Um banheiro da casa está sendo reformado. O artigo indefinido “um” classifica que a palavra banheiro é do gênero masculino. Exemplo 2: Mariana comprou mais de uma bolacha doce na mercearia.
Os artigos são classificados como "Definidos" quando determinam o substantivo de modo particular e preciso, ao passo que são "Indefinidos" quando determinam o substantivo de forma geral, vaga e imprecisa. Os artigos definidos são as palavras: o, a, os, as. Já os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas.
Artigo é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. Como classe gramatical, possui reduzido valor semântico demonstrativo por ter uma função delimitada na língua portuguesa, exercendo o papel de adjunto dos substantivos.
Artigo é a palavra colocada antes do substantivo para designá-lo mantendo a relação de concordância e os numerais são as palavras que indicam quantidade! ... Indefinido: um, uma, uns, umas – determinam o substantivo de modo vago, impreciso.
Numeral é a palavra que quantifica os seres ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem. Os numerais cardinais que variam em gênero são um/uma, dois/duas e os que indicam centenas de duzentos/duzentas em diante: trezentos/trezentas; quatrocentos/quatrocentas etc. ... Os demais cardinais são invariáveis.
No caso dos cardinais, diversos números variam em gênero, por exemplo: um, uma; dois, duas; duzentos, duzentas; trezentos, trezentas; dentre outros. Em relação ao número (singular e plural) os cardinais podem variar em grandes quantidades, por exemplo: milhão, milhões; bilhão, bilhões, trilhão, trilhões, dentre outros.