A taiga, também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas, é o tipo de vegetação predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes, cujo clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto, inverno longo e intensas precipitações em forma de neve.
A taiga é um tipo de vegetação típica de regiões de altas latitudes, nas quais predominam temperaturas adversas, onde o frio é intenso e rigoroso durante todo o ano. Taiga é um tipo de vegetação encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria, China e Japão.
Apresenta uma floresta densa, donde a flora é composta majoritariamente de vegetação arbustiva e árvores coníferas, com presença de pinheiros, salgueiros, nogueiras, faias, abetos, bétulas, dentre outras espécies vegetais.
A poluição formada pelas chuvas ácidas e a necessidade de povoar as áreas interioranas tornaram a Europa o continente que mais devastou suas florestas originais.
Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente. ... Apesar do homem ser parte integrante da natureza, ele a destrói.
PORQUE AS FLORESTAS TROPICAIS ESTÃO SENDO DESTRUÍDAS? ... O homem é a principal causa do desmatamento ou destruição das florestas tropicais. Os humanos estão cortando as floretas tropicais por muitas razões, incluindo: madeira para uso próprio (móveis, construção de casas, etc.)
As duas principais causas do desmatamento florestal são a agropecuária e o corte ilegal de árvores. De acordo com a organização Florest Trends, estima-se que a agricultura comercial seja responsável por 70% da destruição de florestas em países tropicais e subtropicais.
As principais consequências do desmatamento são: Perda de biodiversidade; Exposição do solo à erosão; ... Contribuição para intensificação do efeito estufa, pois o desmatamento libera quantidades significativas de gases de efeito estufa.
Sob o impacto da devastação ocorre a perda de diversidade nos ecossistemas, a ocupação do ambiente por espécies exóticas agressivas e o risco de extinção de várias espécies devido à perda de variabilidade genética, decorrente da destruição de inúmeras populações.
Veja 5 consequências do desmatamento de florestas
O que se observa é uma destruição generalizada do ecossistema, da grande poluição nas grandes cidades, para a destruição dos rios, o excesso de uso de agrotóxicos e fertilizantes e muito mais. ...
O desmatamento da Amazônia contribui para o aumento do aquecimento global. ... O desmatamento favorece o empobrecimento do solo, os processos erosivos e também o assoreamento dos rios. A cobertura vegetal é fundamental para a manutenção dos solos e a preservação dos seus nutrientes.
Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
Quais são as consequências do desmatamento na Amazônia?
Alteração das condições de temperatura e umidade e presença de vapor d'água na atmosfera — chuva; Emissão de gases poluentes na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e efeito estufa; Alterações climáticas mundiais; Danos à saúde, como aumento de doenças respiratórias.
Causas das queimadas
Emissão de gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar. Aumento das doenças respiratórias – em razão dos gases e partículas nocivas. Danos ao patrimônio público e privado - cercas, casas, rede de energia elétrica. Agravamento do aquecimento global contribuindo para elevação da temperatura.
As queimadas alteram ou mesmo devastam totalmente os ecossistemas: destroem a fauna e a flora; ao matarem os microrganismos do solo, tomam-no mais pobre; calcinando a sua superfície, reduzem a penetração de água no subsolo.
— Do ponto de vista econômico, a repercussão das queimadas pode provocar impactos no acordo comercial. ... De janeiro a julho, as exportações brasileiras à União Europeia caíram 14,6% ante igual período do ano passado, para US$ 20,4 bilhões, segundo o Ministério da Economia.
Já as consequências a longo prazo estão relacionadas com os ecossistemas. As queimadas aumentam os níveis de poluição, o que pode ser diminuído com a presença de árvores. Mas com as árvores queimadas, a poluição cresce, o que afeta não só a região pantaneira, mas várias outras adjacentes.
Queimada é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso do fogo de forma controlada que, às vezes, pode descontrolar-se e causar incêndios em florestas, matas e terrenos grandes.
Descubra como evitar as queimadas com algumas atitudes simples que podem salvar vidas.
Perigo à saúde humana “Por conter vários elementos tóxicos ao nosso organismo, a fumaça liberada durante as queimadas agrava algumas doenças respiratórias, como a asma, bronquite, sinusite, rinite e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)”.
Além disso, há incêndios em florestas causados por elementos naturais, como raios. Já o tipo de vegetação brasileira faz com que seja muito mais difícil que raios provoquem queimadas, explica Trindade. O aquecimento global deixa o clima mais seco e agrava a situação das queimadas.
Resposta: as queimadas influenciam porque Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.
O maior número de focos de incêndio ocorre ao longo do inverno em razão da predominância de um clima e de uma vegetação extremamente secos, além da ocorrência de ventos fortes.
Fumaça das queimadas do Pantanal e da Amazônia chega ao Sul e ao Sudeste. ... No entanto, nas cidades próximas aos focos de queimadas, a qualidade do ar está piorando rapidamente com o avanço das chamas e a persistência do tempo seco.
Mestre em geociências e meio ambiente, Castellano afirma que todo o ecossistema é prejudicado com as queimadas. Dessa forma, a destruição da flora resulta também na destruição da fauna. ... Após o fogo, com a perda dos habitats, os animais podem morrer por falta de abrigo ou alimento”, explica Castellano.
A principal causadora das queimadas induzidas é a atividade pecuária, visto que produtores agropecuários de causa comercial limpam a vegetação em períodos de pouca chuva para transformar a região em pastos e culturas para exportação.
Apesar de ocorrerem no bioma, as queimadas no Pantanal não são fenômenos naturais, têm origem criminosa, como na Amazônia. ... A sucessão de anos com poucas chuvas, vento seco e a baixa umidade do ar na Bacia do Alto Paraguai, onde fica o Pantanal, foram fatores determinantes para a propagação dos incêndios deste ano.