Basicamente, um processador é uma poderosa máquina de calcular: Ela recebe um determinado volume de dados, orientados em padrão binário 0 e 1 e tem a função de responder a esse volume, processando a informação com base em instruções armazenadas em sua memória interna.
No primeiro caso, o ideal deve ser um processador com boa quantidade de núcleos – e também mais caro. Se o foco é jogar com alta qualidade, o maior investimento pode ser feito em uma boa placa de vídeo. De qualquer forma, vale procurar por uma CPU com suporte a overclock e um bom número de núcleos.
Dessas linhas, as que mais se destacam são a Core e a Xeon, as quais vamos detalhar nos próximos parágrafos.
A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecida como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados.
O microprocessador, geralmente chamado apenas de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. ... Microprocessadores operam com números e símbolos representados no sistema binário.
O contador de programa contém o endereço de uma instrução. Tipicamente, o contador de programa é actualizado pelo processador depois de cada instrução de forma a apontar sempre para a próxima instrução a ser executada.
Uma CPU contém diversas camadas metálicas que conectam os transistores (componentes que controlam a corrente) na superfície do chip. Modificando o foco do microscópio, o usuário que estava desmontando o processador percebeu que as diferentes camadas do dispositivo podiam ser vistas com mais detalhes.
Poderíamos então dividir o processador em duas partes: A parte da frente, ou front-end, é composta por todos os circuitos que decodificam e ordenam as instruções dos programas. Isto inclui o decodificador de instruções, a unidade de controle, e também os registradores e o cache.
Chips são feitos em um substrato de silício. Basicamente, um circuito com diversos componentes e terminais é impresso numa camada de silício, em um processo chamado de fotolitografia.
Criando um processador É a partir da transformação dela, em um processo de derretimento, que se obtém o silício. Depois de extraído ele é purificado e transformado em um grande bloco. O grande bloco depois dá origem a uma série de discos.
É importante frisar que um único processador pode conter milhões de transistores. Só como exemplo, os primeiros processadores da linha Intel Core 2 Duo possuem cerca de 291 milhões de transistores em um único chip.
A Intel tem manufatura e recursos de montagem/teste na China, Israel, Irlanda, Malásia, Vietnã e Estados Unidos da América; todas as instalações seguem os padrões de qualidade da Intel.
O processador é composto por alguns componentes, cada um tendo uma função específica no processamento dos programas.
O modo como essa orquestração é levada a cabo é, então, uma operação complexa. O processador está dividido em duas partes principais. A Unidade Aritmética e Lógica (ou ALU) leva a cabo todas as operações aritméticas e lógicas, bem como uma outra série de tarefas específicas.
Justificativa: Fazem parte da Unidade de Controle de um processador os seguintes dispositivos: Clock, Decodificador de Instruções, Registrador de Instruções e Contador de Instruções.
Lista e defina resumidamente os principais componentes estruturais de um computador. CPU: Controla a operação do computador e desempenha funções de processamento de dados. Memória: Armazena dados e instruções. E/S: Transfere dados entre o computador e o ambiente externo (periféricos e comunicação de dados).
2° Quais as quatros funções básicas que todos os computadores executam? Dê um exemplo de operação de cada uma delas. R: Armazenamento de dados, salvar no HD; Transferência de dados: copiar o dado do HD para o pendrive; Controle: endereçar as requisições na memória.
1) Qual é, em termos gerais, a distinção entre a organização e a arquitetura do computador? Enquanto a organização abrange as unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações, a arquitetura se refere aos atributos do sistema que são visíveis ao programador.
Funções de um Módulo de E/S Coordenar o fluxo de tráfego entre os recursos internos e os dispositivos externos. Comunicação entre o processador e o dispositivo externo. Comunicação envolve comandos, informação de estado e dados (figura do slide anterior).
As categorias principais de funções ou requisitos para um módulo de E/S caem dentro das seguintes: Temporização e Controlo. Comunicação com a CPU. Comunicação com o Dispositivo.
Um driver é uma camada de software que faz a comunicação do sistema operacional com o controlador do hardware que por sua vez faz a interface com o hardware. Drivers escondem as diferenças entre os diversos dispositivos, através de uma interface de programação única.
A função de um controlador de E/S é controlar o dispositivo de E/S, além de manipular acessos ao ``bus''. Quando um programa precisa de dados do disco, por exemplo, ele envia um comando ao controlador de disco, que emite comandos como ``seek'' à unidade de disco.
Entrada/saída ou E/S refere-se à comunicação entre um sistema de processamento de informações (como um computador executando o Symphony ) e o mundo externo (possivelmente um ser humano ou outro sistema de processamento de informações, como um sistema de controle de acesso).
No contexto da informática, a função de um driver de dispositivo ou controlador de dispositivo é aceitar requerimentos abstratos do software independente do dispositivo acima dele e cuidar para que a solicitação seja executada, permitindo que o software interaja com o dispositivo.
Resposta. Através dos drivers de dispositivo. A comunicação/integração entre o sistema operacional e os drivers é sempre do mesmo jeito. Já entre os drivers e os dispositivos é peculiar a cada dispositivo.
Por meio da escrita nesses registradores do controlador de dispositivo, o S.O pode comandar o dispositivo para aceitar, executar, desligar. A partir da escrita nesses registradores, o S.O pode saber o estado de um dispositivo, se ele está apto a receber um novo comando, etc.
Um driver é um programa que normalmente vem junto com o dispositivo de entrada e saída, sendo geralmente fornecido pelo fabricante. Ele também pode fazer parte do sistema operacional. Um driver deve ser instalado ou carregado para o perfeito funcionamento do dispositivo.