crossorigin="anonymous">
São programas concebidos para realizar uma determinada função, por exemplo um programa para recuperar dados perdidos ou apagados do disco duro....Exemplos de Software Utilitários são:
A diferença é que um programa utilitário normalmente só recebe parametros para realizar uma tarefa genérica. Já um software aplicativo recebe dados que serao processados e gerarão novos dados de acordo com uma regra específica. Por exemplo: um utilitário para formatar pendrive.
Software Utilitário - como o próprio nome já diz, são programas que trazem vantagens para o usuário da máquina. Exemplo: antivírus para proteger o sistema do usuário.
São softwares básicos, softwares utilitários e softwares aplicativos, respectivamente:
O software proprietário, privativo ou não livre, é um software para computadores que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor. Conforme o local de distribuição do software este pode ser abrangido por patentes, direitos de autor assim como limitações para a sua exportação e uso em países terceiros.
O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema, quer sejam produzidos pelo próprio utente ou pelo fabricante do computador. O termo inglês "software" foi usado pela primeira vez em 1958 em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey.
Categorias de softwares livres e não livres
Quando nos referimos a um software meramente gratuito (freeware), estamos falando de um programa que você pode utilizar sem pagar. Perceba, com isso, que um software pode ser gratuito e livre, por outro lado, pode ser também gratuito e fechado.
Freeware: software proprietário que é disponibilizado gratuitamente, mas não pode ser modificado. Shareware: é o software disponibilizado gratuitamente por um período de tempo ou com algumas funções abertas, mas que implica no posterior pagamento pela sua licença. Trial: versão de teste de vários softwares.
Shareware é um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação. ... Um ótimo exemplo de sharewares são os jogos para computadores. Os jogadores, normalmente, tem a chance de experimentar o jogo em uma versão limitada antes de comprar a versão completa.
Quando um software é dito "software livre", tem como principal característica o fato de: Ser gratuito. Ter o "código-fonte" disponível para alteração. Estar disponível para download, em sites específicos.
Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso.
As quatro liberdades essenciais
Constitui-se em característica essencial do software livre, exceto: A. a liberdade de estudar o programa, tendo acesso ao seu código fonte; ... a gratuidade na distribuição e redistribuição do programa.
O uso de software livre possui uma grande vantagem em relação ao software proprietário, especialmente para as empresas, pelo não pagamento de licenças. ... Além disso, quando se compra um software proprietário só se tem "o direito" de usar em um único computador.
O que é software livre Software livre é qualquer programa de computador construído de forma colaborativa, via internet, por uma comunidade internacional de desenvolvedores indepen – dentes. São centenas de milhares de hackers, que negam sua associação com os “violadores de segurança”.
a liberdade para executar um programa, para qualquer propósito; a liberdade para estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades; a liberdade para aperfeiçoar o programa. Ref.: 7a Questão Quem define as liberdades de um software livre? Câmara dos Deputados.
Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Algumas das principais licenças permissivas são MIT, BSD e Apache. Como as licenças permissivas possibilitam o licenciamento do código sob uma outra licença, inclusive para uma versão comercial, elas são bastante amigáveis comercialmente.
Segundo a Free Software Foundation (Fundação do Software Livre), o software livre deve garantir quatro tipos de liberdade aos usuários: ... Já o programa em código aberto, ou open source (em inglês), é aquele no qual o usuário pode modificar o código, de acordo com o que deseja usar.
Shareware é um software comercial distribuído gratuitamente aos usuários, seja em um formato limitado ou como uma avaliação, que expira após um determinado número de dias.
Shareware é um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação. Um shareware está protegido por direitos autorais. ... Esse tipo de distribuição tem como objetivo comum divulgar o software, assim os usuários podem testá-lo antes da aquisição.
Spyware, como indica o termo em inglês, é um software espião que costuma ser instalado no celular ou no computador sem o consentimento do usuário. Uma vez no computador, o programa monitora as atividades online, o histórico e os dados pessoais, para repassar as informações para terceiros.
A versão beta de um software ou produto é a versão em estágio ainda de desenvolvimento, mas que é considerada aceitável para ser lançada para o público, mesmo que ainda possua bugs e problemas que precisarão ser reparados pelos desenvolvedores antes do lançamento definitivo do produto ao mercado na sua versão final.