A primeira pesca maravilhosa registrada pelo evangelista Lucas (5:1-11) relata o encontro de Jesus com Seus discípulos, futuros pescadores de homens, na praia, depois de uma longa noite de pescaria, em um árduo trabalho sem resultados.
Isso ocorre devido à variação da pressão do ar, que origina o vento. ... Durante a noite, a terra está mais fria do que o mar, porque o mar se resfria mais devagar do que a terra, então, a pressão do ar é maior na terra, e, por isso o vento está na direção da terra para o mar, facilitando a navegação com vela.
2. Saiba quais são os melhores locais e épocas. A melhor época para pesca de peixe-espada é no verão, embora ele possa ser capturado durante o ano todo. A espécie é encontrada no Oceano Atlântico, principalmente em águas frias, rasas e calmas.
Para se pescar com iscas naturais, deve-se utilizar pequenos peixes como a sardinha , por exemplo. As iscas artificiais de meia água também são eficientes, tanto na modalidade de corrico como na de arremesso , de preferência as iscas com 11 a 13 cm , cores prateadas que imitem uma sardinha por exemplo .
Manhã A parte da manhã sempre foi vista como um bom momento para a pesca. O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer.
Lua Cheia
Lua cheia
A proibição da pesca de determinadas categorias e em determinados locais é adotada para assegurar a reprodução dos peixes e proteger a fauna aquática. O defeso termina em 28 de fevereiro de 2020.
Em 1º de novembro 2020 tem início o período de defeso continental em duas bacias hidrográficas que abrangem o Estado de São Paulo – a do rio Paraná e a do Atlântico Sudeste (rios Paraíba do Sul e Ribeira de Iguape).
Entre o período de outubro e fevereiro, diversas espécies continentais entram no período de defeso. O defeso é uma medida preventiva que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida a fim de garantir a reprodução de espécies nativas ou ainda de seu maior crescimento.
O período de defeso continental em duas bacias hidrográficas que abrangem o Estado de São Paulo - as do Rio Paraná e do Atlântico Sudeste (Rios Paraíba do Sul e Ribeira de Iguape) teve início no dia 1º de novembro de 2019 e vai até 28 de fevereiro de 2020.
28 de fevereiro de 2021