A colecistoquinina (CCK) age gerando contrações da vesícula biliar e relaxando o Esfíncter de Oddi em conjunto a ação da secretina (outro hormonio secretado pelo intestino) que estimula a produção de bile. Secretina: a principal função é estimular a secreção de bicarbonato de sódio no pâncreas.
Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.
Possíveis causas Em seguida, a válvula pilórica abre e permite apenas a passagem do alimento. No entanto, como consequência das situações já citadas, a válvula não fecha corretamente, o que permite que a bile volte para o estômago e esôfago, resultando no refluxo biliar.
A bile, bílis ou suco biliar é um fluído líquido produzido pelo fígado e atua como auxiliar na digestão dos alimentos. Com consistência líquida e viscosa, possui sabor amargo e coloração amarelo-esverdeada.
Após ingestão de alimentos, principalmente gordurosos, a vesícula se contrai para jogar a bile no intestino e facilitar a digestão das gorduras. Quando não ocorre a excreção adequada da bile, há acúmulo de bilirrubina no sangue e a presença de icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas).