crossorigin="anonymous">
Significado de Díploe substantivo feminino [Anatomia] Camada de tecido ósseo esponjoso situado entre as duas lâminas de tecido compacto nos ossos chatos, mormente entre as tábuas do crânio.
São cúbicas ou cilíndricas e são encontradas na superfície do osso periósteo (membrana fina que reveste o osso). Fazem a regeneração óssea após fraturas. Os osteoblastos existem também no endósteo (membrana de tecido conjuntivo que reveste o canal medular da diáfise e as cavidades menores do osso esponjoso e compacto).
O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises.
Classificação dos ossos do corpo humano. O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização. Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Entre 15 e 20 semanas de gravidez, o sistema ósseo começa a se formar; por volta do sétimo mês, sua constituição já está completa. Nesse momento, o bebê tem um sistema ósseo completo, macio e flexível que permite ao pequeno se manter confortável dentro do útero até o nascimento. Mas esse processo não para por aí!
Resposta. Primeiramente ele vai perdendo sua elasticidade, assim o colágeno, presente no osso, da lugar ao calcio. Além disso ele "perde" alguns ossos e as regiões como pés e mãos vão perdendo o espaço entre os ossos, ou seja, a calcificação total.
Pode parecer estranho no primeiro momento, mas os adultos têm sim menos ossos que os bebês – um recém-nascido tem mais de 300 ossos, enquanto as pessoas adultas têm apenas 206. Isso acontece porque alguns ossos se fundem e passam a formar um só, reduzindo, consequentemente, o número total.
Cartilagem, ligamentos e tendões Os ossos são mantidos juntos, ligados aos músculos e protegidos contra choques por um outro material - o tecido conjuntivo. O tecido conjuntivo é um material simples que preenche as lacunas entre os órgãos.
Resposta. Resposta: O esqueleto e os músculos precisam trabalhar juntos para sermos capazes de nos mover segundo nossos desejos, e, para fazer isso, é necessária a presença do sistema nervoso, que emite impulsos nervosos, determinando a resposta muscular necessária, de acordo com os estímulos produzidos.
Em uma articulação, as extremidades dos ossos são cobertas por cartilagem. Cartilagem é um tecido liso, resistente, elástico e protetor composto por colágeno, água e proteoglicanos que reduz o atrito durante o movimento das articulações.
Resposta. O lugar onde dois ou mais ossos se unem é chamado de junta, que normalmente permite o movimento dos ossos envolvidos. No entanto, o movimento é coordenado pelos ligamentos (grupos de tecidos fibrosos), que se conectam aos ossos, e pela cartilagem (tecido elástico), que reveste as extremidades dos ossos.
Os ligamentos são estruturas resistentes, entretanto, pouco elásticas, formadas por tecidos conjuntivos fibrosos esbranquiçados (presença de colágeno), os quais possuem a função de unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como ...