A seca começa entre maio e junho e termina entre setembro e outubro. No início do período, o clima ainda tá bem suportável, com a umidade do ar acima de 50%. As chuvas ficam cada vez mais raras, mas a temperatura pode cair bastante, principalmente à noite.
A cidade de Nova Maringá, a 448 km de Cuiabá, foi a cidade com maior temperatura registrada no Brasil nessa segunda-feira (5), marcando 44,6° C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Dos lugares mais isolados do mundo, a estação de pesquisas russa Vostok, que fica na Antártida, detém o posto de lugar mais frio da Terra. A média de temperatura anual é de -56º graus, sendo que no verão (atenção, estamos falando da estação mais quente!!) os termômetros costumam registrar 30º graus negativos.
Conheça os locais mais quentes e mais frios do planeta
zonas polares
O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares. A Terra realiza vários movimentos, um deles é o de rotação, durante o qual gira em torno de si mesma e por isso toda face da Terra recebe luz solar.
Com a intenção de identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares, o globo terrestre foi dividido em cinco Zonas Climáticas ou Zonas Térmicas. Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical.
Os climas do Brasil são classificados em: Equatorial, Tropical, Tropical de altitude, Subtropical, Tropical atlântico.
Resposta. Resposta: Lembrando que as Zonas Térmicas são locais para diferenciar a potencia dos raios solares que são projetados no planeta Terra. Assim o maior parte do Brasil está localizado na Zona Tropical, no meio do Tropico de Câncer e do Capricórnio, e apenas 8% do mesmo está na Zona Temperada.