Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques. É produzido por uma estrutura especial, o plexo corióide. Estão situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículo.
O sistema ventricular contém quatro ventrículos:
Os ventrículos cerebrais são espaços localizados nos hemisférios cerebrais que se comunicam entre si, sendo o local por onde o líquor se movimenta. O cérebro humano possui quatro ventrículos: o primeiro está localizado no hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto o segundo está em seu extremo oposto.
É um excelente exame para as estudar as principais doenças neurológicas. Quando o exame evidencia acentuação dos sulcos e das fissuras sylvianas, este achado pode não ter nenhum significado, sendo apenas um achado relacionado ao envelhecimento, usualmente em pessoas com mais de 60 anos.
o que é FISSURAS SYLVIANAS numa tomografia computadorizada? São os nomes do sulcos (fissuras) de determinada região do cérebro. Veja apenas se no laudo consta alguma alteração desses sulcos / fissuras.
Ectasia é a dilatação ou distensão de órgão que apresenta estrutura tubular. Há vários tipos, como as ectasias vasculares ou bronquiectasias, que é ectasia em brônquios. Categorias ocultas: !
O sistema ventricular é uma rede de cavidades preenchidas com líquido cefalorraquidiano (ventrículos) dentro do cérebro. Existem quatro ventrículos: Dois ventrículos laterais dentro dos lobos do cérebro. Terceiro ventrículo encontrado entre os tálamos.
Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.
A cavidade do sistema ventricular relacionada com o diencéfalo é o terceiro ventrículo. ... Esta cavidade ventricular comunica-se com os ventrículos laterais (telencéfalo), através dos forames interventriculares (Monro), e com o IVº ventrículo (entre ponte/bulbo e cerebelo), através do aqueduto do mesencéfalo (Sylvius).
A dilatação do sistema ventricular cerebral- identificada através de métodos de neuroimagem estrutural -Tomografia Computorizada (TC) ou de Ressonância Magnética Nuclear (RMN)- representa um dos achados mais consistentes associados à esquizofrenia.
O alargamento dos ventrículos cerebrais é habitualmente chamado de ventriculomegalia é um marcador não especifico de alguma anormalidade, sinalizando assim a possibilidade de malformações no sistema nervoso central (SNC) ou em outros órgãos.
A ventriculomegalia é definida como a dilatação dos ventrículos cerebrais fetais e é um achado relativamente comum na ultrassonografia pré-natal. O objetivo deste documento é revisar o diagnóstico, avaliação e a conduta em casos de ventriculomegalia fetal leve.
Alguns adultos com obstruções parciais do sistema de drenagem liquórica, comumente no aqueduto cerebral (válvulas) ou com distúrbios da reabsorção liquórica podem apresentar dilatação (ectasia) compensada (instalação crônica) e sem produzir sintomas, que podem ser clinicamente observadas por longos períodos sem ...
Ectasia é a dilatação ou distensão de órgão que apresenta estrutura tubular. Há vários tipos, como as ectasias vasculares ou bronquiectasias, que é ectasia em brônquios.
Dilatação patológica de um vaso sanguíneo ou de um órgão oco.
Cisternas e sulcos são espaços naturais do cérebro preenchidos por liquor. Quando há o apagamento dessas estruturas, deve se pensar em inchaço cerebral. A consulta com neurocirurgião vai determinar qual a melhor conduta a ser tomada!
Quando há apagamento das cisternas basais, normalmente conclui-se que uma herniação encefálica está ocorrendo ou está prestes a ocorrer, demandando medidas clínicas e cirúrgicas imediatas para controlar o quadro.
Conheça os 4 sinais precoces de AVC na TC
Olá. Áreas hipodensas na tomografia são regiões de tecido cerebral que apresentam uma representação gráfica diferente do restante do resto na avaliação da imagem, são mais escuras que o tecido sadio ao redor. Existe uma série de causas que podem gerar imagens hipodensas na tomografia.
As lacerações cerebrais são rompimentos do tecido cerebral que se acompanham de feridas visíveis da cabeça e de fraturas do crânio e à TC mostra-se como acúmulo irregular de material com densidade de sangue (hiperdenso) no encéfalo, geralmente acompanhado de edema circunjacente (hipodenso).
Designação dada em tomodensitometria a uma zona de densidade inferior ao normal para cada estrutura ou tecido, e que pode ser fisiológica ou patológica.
Que tem densidade inferior à considerada normal.
Imaginologia.com.br - Radiologia e Diagnóstico por Imagem para médicos clínicos e cirurgiões. ✓ Hipodensa (cinza escuro - preto) -> coef. atenuação (água) baixo ou negativo (ar e gordura). ✓ Hiperdensa (brancas) -> coef.
Designação utilizada em Imagiologia para uma zona de densidade superior à densidade média normal de uma determinada estrutura anatómica, observada em estudos tomodensitométricos.
Significa que um tecido menos denso ocupa o lugar dos hepatócitos, gordura, esteatose.
A maioria dos nódulos benignos, enquanto pequenos, não apresenta sintomas nem prejudicam as funções do fígado. Porém, nódulos maiores podem causar dor no abdômen, náuseas, vômitos e alterar o apetite, além do risco de sangramentos. O paciente deverá fazer o acompanhamento médico regular.
Os cistos hepáticos são pequenas bolhas cheias de líquido que surgem no fígado. Estima-se que cerca de 20% da população brasileira adulta tenha esse tipo de lesão, que pode aparecer por uma má formação vascular ou, às vezes, estarem relacionadas ao uso de contraceptivos orais por mais de cinco anos e anabolizantes.
As causas do hemangioma no fígado não são conhecidas, no entanto, este problema é mais comum em mulheres com idade entre os 30 e os 50 anos, que já estiveram grávidas ou que fazem reposição hormonal.