Um plano α será perpendicular a uma reta t se todas as retas pertencentes a esse plano α e concorrentes a essa reta t (tiver um ponto comum) forem perpendiculares à reta t. Dois planos serão perpendiculares se um deles contiver uma reta que seja perpendicular ao outro plano.
Retas que formam um ângulo de 90° As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.
A equação do plano determinado por 3 pontos não-colineares Note que estes vetores devem ser paralelos ao plano determinado por A , B e C , tal como mostramos na figura abaixo. Sendo assim, o vetor normal N do plano deve ser perpendicular a ambos AB e AC . Podemos, então, tomar N=AB x AC .
Ao calcularmos os pontos de intersecção entre duas funções, estamos simplesmente calculando os valores para x e y que satisfazem simultaneamente as duas funções. Dada a função y = x + 1 e y = 2x – 1, iremos calcular o ponto de intersecção das funções.
Resposta: A reta se torna perpendicular ao eixo quando forma um ângulo de 90° em relação a ele.
Concorrentes, quando há somente um ponto em comum; Paralelas, quando não há pontos em comum; Coincidentes, quando possuem infinitos pontos em comum.