Tanto o Salbutamol ( Aerolin)quanto o Fenoterol (Berotec), são broncodilatador de curta ação, utilizados para crises de broncoespasmo (chiado no peito). Já o brometo de Ipatrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico utilizado para potencializar a ação do fenoterol.
Como a informação existente para este grupo etário é limitada, recomenda-se 0,05 mg de Bromidrato de Fenoterol por Kg de peso corporal por dose, e não mais que 0,2 mL (4 gotas = 1mg) por dose, até 3 vezes ao dia, a ser administrado unicamente sob supervisão médica. A dose diária de 0,15 mg/kg não deve ser excedida.
Características Farmacológicas. Bromidrato de Fenoterol é um broncodilatador eficaz para uso em asma aguda e em outras condições nas quais haja constrição reversível das vias aéreas, tais como bronquite obstrutiva crônica (com ou sem enfisema pulmonar).
Brometo de Ipratrópio solução para nebulização (gotas) é indicado como broncodilatador para o tratamento de manutenção do broncoespasmo associado à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica e enfisema.
Brometo de ipratrópio atua como broncodilatador (dilata os canais das vias respiratórias, facilitando e aumentando a passagem de ar). O efeito inicia-se em poucos minutos após a inalação, mais comumente entre 3 e 30 minutos, e dura, em média, de 5 a 6 horas.
Brometo Ipratrópio Solução P/ Inalação Genérico Teuto 20ml.
A dose recomendada é de 8 a 20 gotas. As doses acima podem ser repetidas até estabilização da crise. O médico deve determinar o intervalo entre as doses. Atrovent pode ser administrado em associação com outros medicamentos inalatórios conforme recomendação do seu médico.
Medicamento de Referência: Berotec
Sim ! A melhor forma de realizar medicamentos broncodilatadores é por via inalatória e de preferência em aerosol (bombinhas) com espaçador ou nebulizado. O salbutamol é um potente broncodilatador e possui o mesmo efeito do fenoterol (berotec) para tratamento da Asma.
Assim como acontece com outros medicamentos inalatórios, Berotec pode causar broncoespasmo paradoxal que causa contração das vias respiratórias, levando à falta de ar repentina, e pode ser fatal.
Efeitos indesejáveis podem ser atribuídos ao uso de berotec são leves tremores dos músculos, nervosismo, cefaléia, tontura, taquicardia e palpitações.
O berotec, bem como outros broncodilatadores, podem causar certa aceleração do coração, mas que geralmente é auto-limitada e não é grave, desde que usado na dose prescrita.
Nebulização caseira Prepare um chá de camomila, eucalipto ou cascas de laranja com limão. Em seguida despeje em uma bacia e inale o vapor por 20 minutos. Não faça com o ar muito quente ou quando o chá estiver fervendo, já que o calor pode causar queimaduras nas vias áreas.
Pacientes com doença cardíaca grave subjacente (por exemplo, doença isquêmica cardíaca, arritmia 20 ou insuficiência cardíaca 21 grave) que estão recebendo Berotec ® devem ser advertidos para procurar assistência médica se surgirem dor torácica ou outros sintomas 10 de agravamento de doença cardíaca.
- Adultos (incluindo idosos) e adolescentes acima de 12 anos de idade: 0,1 ml (2 gotas) por administração, antes do exercício. - Crianças de 6 a 12 anos: 0,1 ml (2 gotas) por administração, antes do exercício. c) Crianças menores de 6 anos (< 22 kg):