A análise SWOT – ou análise FOFA, em português, é um recurso utilizado para fazer análises de cenários para que as empresas sejam capazes de fazer um planejamento estratégico e a gestão eficiente. Esta ferramenta ganhou notoriedade devido à simplicidade, informalidade e alta eficiência de sua aplicação.
A matriz F.O.F.A. é um instrumento de análise de negócio simples e valioso. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências. O nome é um acrônimo para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
A Análise SWOT não tem um pai ou mãe definidos, mas muitos acreditam que ela tenha sido desenvolvida na década de 1960 por professores da Universidade Stanford, a partir da análise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.
As origens do SWOT Entende-se que a análise SOFT foi apresentada em um seminário em Zurique em 1964 e Urick e Orr mudaram o F para um W e o chamaram de análise SWOT (Humphrey, 2005). Aqui está apresentado como uma ferramenta autônoma, em vez de fazer parte de um processo.
Criada por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicadas por inúmeros acadêmicos, a análise SWOT estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
1 resposta(s) Quando fazemos a análise das Forças e Fraquezas, estamos falando aqui de fatores internos e gerenciáveis.
A- Adequar as fraquezas as ameaças.
Pontos fracos: são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a empresa, em relação ao seu ambiente.
Todo mundo que estudou um pouco de administração de empresas teve contato com a famosa análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities and threats, do inglês). Em português, muitos a traduzem por FOFA, que significa: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
1 - Identificação da concorrência (principais e equiparados); 2 - Identificação da estratégia da concorrência; 3 - Determinação dos objetivos e metas dos concorrentes; 4 - Identificação da Matriz SWOT dos concorrentes (suas forças e fraquezas);
A análise SWOT é um método utilizado para posicionar ou verificar a melhor estratégia para uma empresa, de acordo com o seu ramo de atuação. ... Ela será útil ao possibilitar um estudo aprofundado da real situação em que se encontra o mercado interno e externo, que podem ameaçar o crescimento da empresa.
Oportunidades: são as variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que a mesma tenha condições e/ ou interesse de usufruí-las. Ameaças: são as variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para a empresa.