4 etapas para trabalhar danças na Educação Física
Barreto (2008) aponta as técnicas de expressão e a coreologia como conteúdos específicos da dança, sendo o primeiro a reunião de diversas possibilidades de trabalhar o movimento expressivo sem os rigores da técnica, e o segundo que engloba o estudo do corpo no espaço e a dinâmica dos movimentos.
Peça aos alunos que elaborem um convite para os alunos da escola assistirem ao espetáculo....Durante a dança o professor deverá das alguns comandos:
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
A dança indígena tem o objetivo de realizar rituais que podem ser por várias razões, como: fazer homenagem às pessoas mortas, agradecer pela colheita, pesca, além de outros motivos.
Todos os estilos de dança trazem benefícios como aumento da flexibilidade, aprimoramento da coordenação motora, melhora cardiorrespiratória, aumento da circulação sanguínea, equilíbrio da pressão arterial, ativação do sistema linfático, otimização do condicionamento aeróbico e o principal, libera endorfina.
46) a dança desenvolve diversos estímulos:
A dança é uma excelente atividade para o desenvolvimento motor. Ela permite que o indivíduo tenha consciência corporal e saiba como o seu corpo se relaciona com o espaço. Assim, ele pode desenvolver coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, por exemplo.
A dança permite a realização de exercícios de equilíbrio e de postura, saltos, passos e giros que ajudam a ficar em dia com a balança. Com a prática, aperfeiçoam-se técnicas corporais básicas como correr, rolar, saltar, puxar e empurrar.
A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.
A dança é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável.
Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público. ... A dança é arte, uma arte que expressa emoção, concentração, espontaneidade, imaginação, entre outros aspectos relevantes a comunicação e interpretação do ser humano.
Através da dança, consegue-se demonstrar cultura, expressar as suas vivências através de gestos corporais. Segundo Medina et al. (2008), é uma forma de movimento elaborado, fornecendo representações da cultura dos povos. Assim, ela mostra, manifesta os costumes, hábitos de uma sociedade específica.
Resposta. Resposta: Há uma enorme relação entre a música e as diversas faces da sociedade, de modo que o desenvolvimento da música está diretamente ligado à expressão cultural dado que a cultura é um conjunto de costumes de um povo ou região.
Dançar faz bem para a saúde do corpo e da mente. Ela melhora a elasticidade, a flexibilidade, a força muscular e promove a qualidade de vida. “A dança beneficia o sistema cardiorrespiratório e o equilíbrio. ... Em doenças reumáticas, a dança fortalece os tendões.
Papalia & Olds (2000) confirmam que o dançar aliado ao brincar, tem como fim o aprimoramento biopsicossocial da criança, ou seja, elas desenvolvem a criatividade e adquirem habilidades nas resolução de problemas pessoais e sociais, a partir do auto-conhecimento e da compreensão do ponto de vista de outra pessoa.
19 Agosto 2019
Resposta. Resposta: uma grande conexão com o parceiro, uma sensação normal entre duas pessoas .