EQST

Quais So As Contas Que Compem O Ativo Circulante?

Quais são as contas que compõem o Ativo Circulante?

Quais elementos fazem parte do ativo circulante?

  • Estoques;
  • Matéria-prima;
  • Produtos inacabados;
  • Mercadorias prontas para a revenda;
  • Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
  • Depósitos bancários;
  • Reservas de caixa;
  • Dinheiro em caixa;

Quais contas entram no ativo não circulante?

Tipos de ativo não circulante

  • Depósitos e aplicações de renda fixa com vencimento acima de 12 meses;
  • Contas de longo prazo com recebimento acima de 12 meses;
  • Despesas antecipadas de longo prazo;
  • Recuperação de impostos e créditos fiscais;
  • Empréstimos, adiantamentos ou vendas (independente do prazo).

Quais são as contas que compõem o ativo não circulante?

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).

Quais as contas do ativo circulante e não circulante?

Ativo circulante operacional Exemplo: Os ativos circulantes operacionais são contas a receber que dizem respeito aos estoques e às duplicatas, principalmente. Os ativos não circulantes operacionais, por sua vez, dizem respeito aos equipamentos e maquinários utilizados dentro do sistema de produção da fábrica.

Qual a diferença entre ativo e passivo circulante e não circulante?

Basicamente, a diferença entre passivo circulante e não-circulante é o seu prazo de vencimento. ... Dessa forma, passivo circulante são as obrigações que devem ser pagas até 12 meses, enquanto o passivo não-circulante deve ser liquidado em um prazo superior a 12 meses.

O que é passivo não circulante exemplos?

Exemplos: imóveis, máquinas e equipamentos, móveis, marcas e patentes. Passivo não circulante representa todas as contas a pagar no longo prazo, por exemplo, empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.

O que se classifica como passivo não circulante?

Para acharmos o valor do passivo circulante (obrigações pagas dentro de um ano, como por exemplo, contas de fornecedores, empréstimos, impostos, etc..), precisamos subtrair o passivo total do passivo não circulante.

O que é passivo circulante exemplos?

Passivo circulante são as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadorias ou matérias-prima, impostos a recolher (para o governo), empréstimos bancários com vencimento nos próximos 360 dias, provisões (despesas incorridas, geradas, ainda não pagas, mas já ...

O que faz parte do passivo circulante?

Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.

O que compõe o passivo?

Parte do Balanço Patrimonial de uma empresa, o passivo contempla todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras de um negócio. Dividido em circulante e não circulante, saber o que é passivo é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio.

Quais são as contas do Passivo Exigivel?

O passivo exigível trata-se das obrigações com terceiros, como duplicatas a pagar, notas promissórias a pagar, fornecedores, impostos a recolher, contas a pagar, títulos a pagar, contribuições a recolher e outras, que terão seu vencimento após o encerramento do próximo exercício financeiro em relação ao fato corrente ...

Qual o motivo de ter ordem e classificação em grupos e subgrupos do Passivo?

As contas são originadas de recursos de terceiros e são classificadas de acordo com o seu vencimento, isto é, aquelas contas que serão liquidadas mais rapidamente (curto prazo) aparecem no topo da coluna do Passivo, e as que serão pagas em um prazo maior (longo prazo) aparecem mais para o final.

Quais são os subgrupos do Passivo?

No Passivo as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

  • Passivo Circulante;
  • Passivo Não Circulante; e.
  • Patrimônio Líquido, dividido em: (i) Capital Social; (ii) Reservas de Capital; (iii) Ajustes de Avaliação Patrimonial; (iv) Reservas de Lucros; (v) Ações em Tesouraria e; (vi) Prejuízos Acumulados.

Quais são os subgrupos do ativo?

Entram no ativo não circulante quatro subgrupos de ativos, cada um agrupando tipos diferentes de bens: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Quais os grupos e subgrupos do balanço patrimonial?

Os grupos do balanço patrimonial são O Ativo e Passivo, onde: Ativo: Utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos, que formam o patrimônio de uma pessoa/empresa em um determinado momento. Passivo: Utilizado para expressar as obrigações, dívidas com outras pessoas e ou empresas.

Quais são os subgrupos do PL?

O Patrimônio Líquido – PLé composto pelos subgrupos patrimônio/capital, reservas, lucro ou prejuízos acumulados e ajustes de avaliação patrimonial. Em termos monetários, o PL reflete a situação patrimonial líquida, ou seja, representa a diferença entre o Ativo Real e o Passivo Real.

O que é grupo e subgrupo na contabilidade?

O grupo do ativo é o qual todos os bens e direitos da empresa são elencados no Balanço Patrimonial, mas não apenas com todos os itens abrangidos por ele sendo listados. Para um melhor entendimento do ativo e do que ele significa para o negócio e diz sobre ele, ele é dividido em subgrupos, os quais veremos agora.

Como classificar contas no balanço patrimonial?

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.