Os agregados são materiais primordiais na formulação do concreto. ... “Os agregados miúdos (areias) são utilizados para a fabricação de argamassas para reboco, contrapiso, na fabricação de argamassas colantes e também nos concretos. Já os agregados graúdos, brita 0 e brita 1 são utilizados para a fabricação dos concretos”.
Um aglomerante, aglutinante ou ligante é um material geralmente pulverulento que tem a finalidade de aglutinação de outros materiais (agregados), influenciando, desta forma, a resistência do material resultante. ... Se, à argamassa, se juntar brita, está-se perante um material chamado "concreto" ou "betão".
Os principais aglomerantes são: Cimento; Cal Aérea; Cal Hidráulica; e. Gesso.
Os aglomerantes hidráulicos são aqueles que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo a cal hidráulica e o cimento Portland, através de um processo chamado hidratação. O calcário quando contém uma certa quantidade de argila antes de ser aquecido produz cal hidráulica.
São utilizados, também, para ligar agregados, formando um corpo sólido e coeso. Os aglomerantes mais utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento Portland. Dentre os diferentes tipos de cimento Portland, os mais utilizados são o CPII e o CPV-ARI.
No âmbito da construção civil, o principal exemplo de aglomerante aéreo é o gesso. Por sua vez, os aglomerantes hidráulicos reagem e endurecem apenas por hidratação, isto é, pela adição de água. Além disso, eles mantêm suas propriedades e resistem na presença de água.
Aéreos: São os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 (gás carbônico) do ar, como exemplo, a cal aérea e o gesso. ação exclusiva da agua de amassamento, como por exemplo a cal hidráulica e o cimento Portland.
De acordo com o mecanismo de endurecimento, os aglomerantes podem ser classificados em: AGLOMERANTES QUIMICAMENTE INERTES: seu endurecimento ocorre devido à secagem do material. A argila é um exemplo de aglomerante inerte. AGLOMERANTES QUIMICAMENTE ATIVOS: seu endurecimento se dá por meio de reações químicas.
A origem do cimento remonta há cerca de 4.
O Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos tem baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. É bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos, como por exemplo ataque por sulfatos.
SIGNIFICADO DE CIMENTO ALUMINOSO O cimento aluminoso é um aglomerante hidráulico cujo componente principal é o aluminato de cálcio. ... O cimento aluminoso tem a capacidade de resistir aos sulfatos da água do mar e do solo além de resistir muito bem à ambientes ácidos.
Cimento CP II-F Além do clínquer e gesso, tem materiais carbonáticos ou “filler” em sua composição. Este tipo de cimento é um dos mais populares por ser recomendado para ser usado desde estruturas em concreto armado até argamassas de assentamento e revestimento.