NHO 01-Procedimento Técnico - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído - Biblioteca Digital - Fundacentro.
A higiene ocupacional tem como objetivo prevenir, reconhecer, avaliar e controlar os riscos que podem ocasionar doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.
Podemos dizer que a higiene ocupacional é uma ciência responsável pela antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos agentes ou processos de produção que podem colocar em risco a saúde e integridade do trabalhador dentro do seu ambiente de trabalho.
As etapas da higiene ocupacional são: antecipação (“ação preventiva antecipada”) • reconhecimento; • avaliação • prevenção e controle dos riscos.
O Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), NR-12 e da Portaria no 25/1994, classifica os riscos ocupacionais em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.
De um ponto de vista mais amplo, os riscos ocupacionais estão em três grupos: Riscos operacionais; Riscos comportamentais. Riscos ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).