Use sempre o nome da criança ao falar com ela e mantenha contato visual e insista para que ela faça o mesmo. Defina regras simples de classe juntas (os combinados). Reforce as regras lembrando-as gentilmente. Elogie as crianças quando elas cumprirem as regras.
Manter sua mão levantada e fazer contato visual com os alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva um tempo para que os estudantes se acostumem com essa rotina, mas ela funciona perfeitamente. Ao levantar sua mão, peça a eles que façam o mesmo. Espere 5 segundos e abaixe o braço lentamente.
Estabeleça combinados previamente Já dizia o ditado que “o combinado não é caro”. É útil trabalhar com os alunos, já nos primeiros dias de aula, os comportamentos que serão aceitos e os que não serão. Ao lidar com crianças, deve-se pensar em uma forma lúdica de estabelecer regras: Incentive o bom comportamento.
Diga algo como "Queria falar algo" ou "Se eu puder te interromper só por um segundo" para que a pessoa entenda que está falando demais. Aproveite enquanto ela faz uma pausa para respirar e interrompa a conversa, quebrando o fluxo da discussão. Abra a boca ou levante as mãos para sinalizar que gostaria de falar algo.
Método 1 de 4: Não se trata apenas de não conversar, mas pode ainda ser entendido de outras maneiras — não ouvir música, por exemplo. Tente incorporar o silêncio à sua vida, quer se trate de desligar a música por cinco minutos ou de meditar sem ninguém por perto pelo mesmo tempo.
Há algumas coisas que você pode fazer para melhorar suas habilidades de comunicação.
Seja quieto e introvertido, mas nunca intencionalmente desagradável. Vá em frente e fique em silêncio sempre que tiver vontade, mas nunca deixe de responder — e de usar um tom de voz minimamente simpático — quando alguém falar com você.
Como ser mais sociável por meio do autoconhecimento
Significado de Reservado adjetivo Que é discreto; que não gosta de ser o centro das atenções; circunspecto. Que se mantém oculto; íntimo: pensamento reservado.
Confira algumas dicas de como lidar com pessoas “sem sentimentos”:
Aprenda a manter um diálogo mesmo quando você não tem nada a dizer