O renascimento comercial e urbano aconteceu na Baixa Idade Média e foi parte das intensas transformações que a Europa sofreu nesse período. ... Essas transformações da Baixa Idade Média retomaram o fôlego da cidade e do comércio, ambos adormecidos desde a desagregação do Império Romano, consolidada em 476.
O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval. Após a queda de Constantinopla, os antigos bizantinos se instalaram na Itália, onde desenvolveram a cultura clássica.
Alguns fatores que levaram ao Renascimento comercial e urbano: O esgotamento de terras ( com o esgotamento se terras férteis, os camponeses se viram sem alternativa de trabalho, assim, o comércio foi uma opção encontrada por eles). As cruzadas: ajudando a expandir as atividades comerciais.
O renascimento comercial ocorreu por causa do crescimento urbano e da produção agrícola e resultou na criação de dois eixos econômicos na Europa: o mediterrânico e o nórdico. ... Além disso, muitos mercadores passaram a sedentarizar-se, pois, as rotas comerciais terrestres na Europa eram muito precárias e inseguras.
Os burgos surgiram na Baixa Idade Média, na época da decadência feudal e crescimento comercial e urbano. Os burgos desenvolveram-se pelo processo de troca de produtos entre um feudo e outro. ... Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina.
Os burgos eram pequenas cidades medievais escuras e sujas, localizadas em lugares altos. Muitos camponeses largavam suas vidas de servidão e tornavam-se comerciante que se localizavam nesses burgos, por causa disso eles eram chamados de burgueses.
O renascimento urbano europeu teve início no século XI. A partir do crescimento comercial surgiu a burguesia, formada por comerciantes que desenvolveram o capitalismo. ... Com o renascimento urbano, várias atividades se desenvolveram nas cidades, movimentando a economia local – uma dessas atividades foi o artesanato.
A Comuna de Paris foi um governo controlado por operários e membros das classes populares que administrou a capital francesa por 71 dias após a Guerra Franco-Prussiana. A Comuna de Paris foi considerada a primeira experiência histórica de governo popular.
As principais causas da revolta que resultou na Comuna de Paris estão ligadas às terríveis condições de trabalho dos operários franceses e os pesados impostos pagos pelos trabalhadores para cobrir dívidas de guerra.
História Geral. A Comuna de Paris foi o primeiro governo popular da história, formado principalmente por operários. ... Em 1871, foi organizado um governo provisório que buscou apaziguar os ânimos após a guerra propondo uma aproximação com a Prússia.
A Comuna de Paris foi uma tentativa de implantação de um governo socialista ocorrida entre março e maio de 1871. O contexto era de profunda instabilidade na França, uma vez que Napoleão III havia acado de se render na guerra Franco-Prussiana. A população revoltada tomou o poder e estabeleceu a comuna.
72 dias
Diferente da Comuna de Paris, a Revolução Francesa e a Revolução de 1848 foram movimentos burgueses de caráter liberalista, que levavam o caráter da burguesia e da limitação da atuação estatal, além da igualdade formal e maior participação política.