O modelo de Richard Walton, criado em 1973, reconhecido por ser o primeiro estudioso a se aprofundar sobre o tema QVT, faz correlação entre a produtividade e a importância da satisfação e da motivação dos colaboradores. É conhecido no meio acadêmico por ser o mais amplo em relação aos modelos Page 13 12 citados.
Richard Walton foi pioneiro na criação de um modelo de qualidade de vida. Após quase quatro décadas de publicação, seu modelo continua sendo muito utilizado no Brasil por estudiosos de administração, recursos humanos e psicologia, por ser considerado o mais completo em relação a outros modelos clássicos de QVT.
Walton (1973) estabeleceu critérios para a Qualidade de Vida no Trabalho. Estes se dividem em oito categorias conceituais, assim descritas: Compensação justa e adequada: Justa, se o que é pago ao empregado é apropriado para o trabalho executado se comparado a outro trabalho.
Os 5 pilares da qualidade de vida
A melhoria contínua do desempenho global da organização deve ser um objetivo permanente da organização. Principais benefícios: Vantagem de desempenho através da melhoria das capacidades organizacionais. Alinhamento das atividades de melhoria em todos os níveis à intenção estratégica de uma organização.