Olá! 1) O pioneirismo inglês na Revolução Industrial é explicado pelos grandes investimentos em transporte marítimo; grandes reservas petróleo; mão-de-obra estrangeira em abundancia; relações comerciais com o Brasil. Sendo assim, a resposta correta é a alternativa c.
-Pioneirismo é quando o país saí á frente em alguma coisa ou seja, quando o país se sobressaí e a Inglaterra se sobressaiu bem em muitos fatos históricos e um deles foi no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores.
Inglaterra
Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas.
A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra por volta de 1760 até 1850, quando se iniciou a Segunda Revolução Industrial. A Inglaterra foi a pioneira da Revolução Industrial por causa de fatores, como: posição geográfica, acúmulo de capital, política de cercamentos, entre outros.
As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo. Confira a explicação na aula em vídeo.
A revolução Industrial inglesa foi um avanço tecnológico que mudou o modo de produção de produtos e tornou a Inglaterra uma potência mundial. A Revolução Industrial inglesa foi um conjunto de mudanças que ocorreram no século XVIII, com a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o emprego de máquinas.
Resposta. Resposta: O ritmo de trabalho pré industrial foi alterado pela necessidade de gerar uma maior produção, em pouco tempo, a fim de que o lucro fosse obtido de forma mais acelerada, por intermédio do suprimento de maior mercado consumidor.
Resposta. Modificações causadas na paisagem pela Primeira Revolução Industrial,podem-se citar o crescimento das cidades, o surgimento de bairros industriais nessescentros urbanos e a poluição decorrente da fumaça lançada pelas chaminés das fábricas.
A industrialização alterou de forma drástica o espaço geográfico. ... A industrialização produz, no campo, o desemprego, devido à chegada das máquinas. E, ao mesmo tempo, produz novos empregos na cidade. O resultado disso foi o intenso processo de Êxodo Rural, isto é, saída das pessoas do campo para a cidade.
Resposta: modernização do campo e aumento da produção agropecuária; urbanização, ou seja, o crescimento da população das cidades ocorreu num ritmo maior que o crescimento da população do campo; desenvolvimento de atividades nos espaços urbanos (saúde, educação, comércio, etc.);
Os maiores problemas causados pelo processo de industrialização são os impactos ambientais negativos, pois dependendo do tipo de fábrica eles podem tanto poluir a atmosfera quanto o solo ou rios/mares.
Em seguida, explique que a atividade industrial promove grandes alterações no espaço geográfico: desmatamento, poluição atmosférica, poluição hídrica, etc.
O desmatamento, o aumento das emissões de gases-estufa, a contaminação das águas e do solo são problemas que impactam a atualidade, mas cuja origem se dá há algumas décadas, por ocasião da intensificação do processo de industrialização e a utilização irracional dos recursos naturais orientados para atividades agrícolas ...
Portanto, a industrialização intensifica a urbanização das sociedades no sentido de propiciar a formação do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, além de atrair essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos.
A industrialização se expandiu de forma expressiva a partir do séc. XVIII, através da Primeira Revolução Industrial, na Inglaterra. O segmento industrial se expandiu de forma expressiva a partir do XVIII, através da Primeira Revolução Industrial, na Inglaterra. ...
A industrialização mundial é a modernização dos processos produtivos de uma sociedade e contam com o desenvolvimento de técnicas e tecnologia, que trabalham em prol da melhoria e maior rapidez de produção. ... O primeiro país a passar por esse processo que foi o estopim da industrialização mundial foi a Inglaterra.
A industrialização garantiu às nações a capacidade de produção internacional e acelerou no mundo o processo de expansão do capitalismo. ... O desenvolvimento das máquinas substitui o trabalho manual, aprofunda a divisão do trabalho e a produção em série.
3 - A Inglaterra acumulou capital, dentre outras formas, por meio da colonização e da adoção de práticas mercantilistas bastante agressivas, estabelecendo uma espécie de "monopólio" das navegações de meados do século XVI em diante.
Cercamentos são o processo de exclusão dos trabalhadores de seu meio de sustento, as terras produtivas, na transição do feudalismo para o capitalismo, mediante sua transformação em propriedade. ... A transformação do feudo em propriedade transformou os senhores feudais em capitalistas.