O relevo do Pantanal é formado em sua maioria por planícies, isto é, por áreas pouco acidentadas nas quais são predominantes os processos de sedimentação. Essas formas são cercadas por depressões – conhecidas como depressões do rio Paraguai – e, por fim, por planaltos.
A fauna presente no Pantanal é riquíssima, concentrando quase todos os animais que vivem no Brasil. Esse fato ocorre porque tal bioma sofre uma influência direta de três grandes biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Cerrado e Mata Atlântica, além de ter algumas áreas com resquícios da Caatinga.
Também chamado de “reino das águas”, esse imenso reservatório de água doce é muito importante para o suprimento de água, a estabilização do clima e a conservação do solo. O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta.
Dia do Pampa: bioma tem importância mundial O Pampa também abriga um ecossistema bastante rico, com muitas espécies endêmicas, que só ocorrem na região, como o sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus. Trata-se de um patrimônio natural, genético e cultural de importância nacional e global.
Resposta. Resposta:Em época chuvosa no pantanal ocorre muitas cheias e devido ao relevo ser plano e com grandes quantidades de rios, essa água acaba se espalhando e formando áreas alagadas.
Uma característica do Pantanal que dificulta o combate aos incêndios é o fogo de turfa, também chamado de "fogo subterrâneo", que queima sem que as pessoas percebam. Os sucessivos períodos de secas e cheias nas estações da região criam camadas de matéria orgânica no solo.