A Homotetia é direta, quando o centro é exterior ao segmento que une os pontos, sendo que a razão é positiva. A Homotetia inversa, quando o centro é Page 8 interior ao segmento que une os pontos, sendo que a razão é negativa.
CONSTRUÇÃO DE FIGURAS SEMELHANTES POR HOMOTETIA Traçamos as retas: FA, FB, FC, FD e FE. Marcamos um ponto A' sobre a reta FA, de modo que FA' = r. FA (r= razão de semelhança). Marcamos um ponto B' sobre a reta FB, de modo que FB' = r.
Quando fazemos a homotetia, nos baseamos em uma figura original, aumentando ou diminuindo seu tamanho. Os números pelo qual multiplicamos o tamanho da figura chama-se razão da homotetia. Em caso de duplicarmos a figura original, a razão será 2 ( K=2).
As transformações que tem a propriedade de não modificar o comprimento de nenhum segmento de reta são chamadas isometrias (medidas iguais). Quando rodamos, refletimos ou transladamos um segmento temos uma isometria. Já os casos de semelhança de figuras podem ser obtidos por homotetia.
Isometria é uma transformação geométrica que, aplicada a uma figura geométrica, mantém as distâncias entre pontos. Ou seja, os segmentos da figura transformada são geometricamente iguais aos da figura original, podendo variar a direção e o sentido. Os ângulos mantêm também a sua amplitude.
Existem exatamente quatro tipos de isometrias no plano:
A técnica consiste em usar os músculos do corpo contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo. Neste treinamento estático, como também é conhecido, ocorre a ação muscular, mas nenhuma alteração no comprimento total do músculo, ou seja, você faz força, mas continua parado.
Os exercícios isométricos são aqueles que promovem uma contração muscular sem que haja a realização de movimentos. Ou seja, em que você fica parado o tempo todo na mesma posição durante a execução do exercício, como acontece na prancha abdominal e suas variações.
O agachamento é um dos exercícios mais eficientes para deixar o bumbum durinho e as coxas definidas. ... O agachamento búlgaro tem foco na força e trabalha músculos como os quadríceps, os glúteos e os deltoides (músculos que cobrem o ombro). Além disso, é uma ótima alternativa para quem deseja trabalhar as coxas.
Portanto, saiba quais são alguns dos muitos benefícios que essa atividade pode trazer:
Estes três tipos são: contração isometrica (metria = comprimento; iso = igual ou constante), contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; iso = igual ou constante).
Apesar de os dois tipos de exercícios serem benéficos para a musculatura esquelética, os isotónicos contribuem para o desenvolvimento do volume, força, potência e resistência do músculo, enquanto que o benefício dos isométricos passa pelo aumento do tónus e da força muscular.
FORÇA ISOTÔNICA (DINÂMICA) – É o tipo de força que envolve os músculos dos membros em movimento ou suportando o peso do próprio corpo em movimentos repetidos. ... RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA (RML): É a capacidade do músculo em trabalhar contra uma resistência moderada durante longos períodos de tempo.
Resumindo, movimentos excêntricos são aqueles que envolvem o alongamento das fibras musculares. Já os movimentos concêntricos prendem-se com a contração muscular. Nesse sentido, o treino excêntrico exige muito da musculatura e, consequentemente, concretiza-se num desgaste maior.
As contrações isométricas são contrações nas quais o tamanho do músculo se mantém constante e as contrações isotônicas referem-se a contrações nas quais um objeto de massa fixada é movimentado contra a ação da gravidade, diferenciando em fase concêntrica e excêntrica (BOTTARO et al., 2003).
O INSTRUMENTO ISOCINÉTICO tem como função avaliação da força muscular tanto para membros inferiores quanto superiores. O método isotônico mede a contração contra uma resistência fixa, com a possibilidade apenas de medir o pico inferior de força de um arco de movimento. ...
O dinamômetro é um dispositivo que pode ser utilizado para medir o resultado de uma força. Força é o resultado da interação entre dois ou mais corpos.
Em uma das extremidades do dispositivo fica o gancho, que se localizada fora da estrutura do dispositivo. Na outra extremidade, temos a mola, que é presa a estrutura graduada. Dessa maneira, o dinamômetro funciona com a mola que se alonga conforma a força é aplicada sobre o equipamento.
O aparelho isocinético é uma maquina na qual o indivíduo realiza um esforço muscular máximo ou submáximo que se acomoda à resistência do aparelho. A principal característica é a de o aparelho possuir velocidade angular constante, permitindo realizar movimento na sua amplitude articular.
A operação de um dinamômetro é relativamente simples: basta acelerar o carro sobre rolos. A questão fundamental é a parafernália eletrônica ligada ao motor, rodas e rolos e que mapeia aceleração, rotações por minuto, velocidade, potência, curva de torque e muito mais.
O que é um dinamômetro Dinamômetro é um aparelho utilizado para medir a intensidade da força. Essa intensidade pode ser mediada em quilograma-força ou em Newton.
A força de preensão manual é exigida nessas modalidades específicas, em que o nível de força gerado pode ser o diferencial no desempenho final. A dinamometria manual é um valioso instrumento a ser utilizado na detecção do talento esportivo, no controle do treinamento e na avaliação de recuperação de lesão.