município de Jaguaribe
No Ceará, lidera com 36,4°C. “Se a temperatura aumenta, reduz a umidade relativa do ar, assim as tardes quentes, principalmente no sertão, vêm acompanhadas de tempo seco. O que aumenta ainda mais a sensação de calor”, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.
Conheça abaixo as cinco cidades mais quentes do Brasil.
Califórnia
Ela é climatologista e explica que o Piauí possui uma sazonalidade que se altera entre maiores ocorrências de chuva e/ou maior elevação da temperatura. ... Conforme esclarece a professora Suzete, a atmosfera seca e árida é propícia para o alastramento de queimadas no Piauí.
Até o momento, a maior temperatura já registrada no país foi de 44,7ºC, registrada em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005.
27 de janeiro
A estação meteorológica atingiu o ponto máximo às 15h41, horário local. O recorde histórico no Vale da Morte, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), é de 56,7°C, registrado em 10 de julho de 1913 em Greenland Ranch.
Situada no noroeste da Líbia, cerca de 40 km ao sul de Trípoli, capital do país, a cidade de Al Aziziyah conheceu em 1922 a maior temperatura ambiente registrada até então em nosso planeta: nada menos que 57,8 graus centígrados.
Agora é oficial: Belo Horizonte viveu seu dia mais quente da história neste sábado (3). O recorde de calor, com termômetros chegando a 37,8ºC na estação da Pampulha, foi batido por volta de 13h45, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia em Minas Gerais (Inmet).
Zero absoluto é a mais baixa temperatura que pode ser representada em qualquer escala termométrica. Trata-se de uma temperatura teórica, equivalente a 0 K (lê-se zero kelvin), na qual todas as partículas constituintes de um sistema termodinâmico devem encontrar-se perfeitamente em repouso.
O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza, que corresponde à menor temperatura possível a ser atingida e equivale a – 273,15 °C ou 0 K.
Menor temperatura do mundo é atingida em experiência Utilizando um laser, cientistas norte-americanos conseguiram atingir a menor temperatura do mundo em laboratório, chegando próximo ao “zero absoluto”, 0 Kelvin (equivalente a -273 °C).
Recentemente, testes menos perigosos foram realizados e foi descoberto que a temperatura exata que um ser humano pode suportar é de 127°C por 20 minutos antes que o corpo aqueça a ponto de sofrer danos. Para menos, um ser humano bem agasalhado consegue suportar uma temperatura de -29°C sem vento.
Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C. Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.
O que é hipotermia A temperatura corporal considerada normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia, perdendo o calor natural e exigindo cuidados.