A enzima transcriptase reversa é essencial para a multiplicação do vírus HIV, pois catalisa a transformação do RNA viral em um molde de DNA, necessário para a formação,em série,de novos RNAs virais.
Retrovírus são vírus que têm seu material genético constituído de RNA e apresentam a enzima transcriptase reversa, que é capaz de transformar o RNA viral em cDNA. Este cDNA é inserido pela enzima integrase ao DNA da célula infectada para começar o ciclo viral.
A parte central (núcleo enzimático) da RNA polimerase é capaz de iniciar a transcrição in vitro em qualquer ponto de uma molécula de DNA. Porém, nas células, ela só inicia a transcrição no local correto, ou seja, nos promotores, se o fator sigma estiver presente.
A transcrição é o processo pelo qual uma molécula de RNA é formada, utilizando como molde uma das fitas do DNA. Para que os genes consigam se expressar, é necessário que uma molécula de RNA seja formada a partir de uma molécula de DNA. Esse processo recebe o nome de transcrição, e sua enzima chave é a RNA polimerase.
A RNA polimerase cria uma bolha de transcrição, que separa as duas cadeias da hélice do DNA. Isso é feito quebrando as ligações de hidrogênio entre os nucleotídeos de DNA complementares. A RNA polimerase adiciona nucleotídeos de RNA (que são complementares aos nucleotídeos de uma fita de DNA).
Ribossomos. Os ribossomos são estruturas presentes nas células eucarióticas e procarióticas, cuja função é sintetizar proteínas.