Paulo é uma das figuras mais importantes do Novo Testamento da Bíblia. As informações sobre sua vida estão escritas no livro dos Atos dos Apóstolos e nas cartas que ele escreveu. Nasceu aí pelo ano 10 da nossa era, na cidade de Tarso, na Cilícia. Filho de judeus cresceu à sombra da mais perfeita tradição judaica.
Foi, em parte, por causa dessa liberalização que Paulo arrebanhou um número tão grande de fiéis. Ao final do encontro, Paulo recebeu a alcunha de “apóstolo dos gentios”, em contraposição a Pedro, chamado de “apóstolo dos judeus”.
Autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. ... Recebeu dois nomes, Saulo – hebreu e Paulo – romano.
Apóstolo Paulo (5 - 67) foi um apóstolo de Cristo, um dos principais divulgadores da doutrina cristã. É o autor das Epístolas Paulinas, reunidas no Novo Testamento. Filho de judeus, que gozavam dos privilégios da cidadania romana, recebeu dois nomes: Saulo – hebreu e Paulo – romano. ...
Paulo de Tarso, também chamado de Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso, São Paulo Apóstolo, Apóstolo dos gentios e São Paulo, (Tarso, Cilícia, c. ... 5 - Roma, 67) foi um dos mais influentes escritores, teólogos e pregadores do cristianismo cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento.
Saulo
Para a tradição, apresenta Barbaglio, 14 cartas compreendem a obra epistolar de Paulo: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemon e Hebreus.
Saulo nasceu em uma cidade chamada Tarso (na Ásia Menor) não era um homem qualquer, era estudioso das leis judaicas, onde foi instruído desde sua mocidade. Cuidadoso quanto ás leis e ordens da mesma.
Paulo empreendeu várias viagens missionárias pelo Mundo. Na sua primeira viagem (, S. Paulo, acompanhado de Barnabé e João Marcos, embarcou em Antioquia da Síria com destino a Chipre.
Quando visitou Listra para tentar converter a população ao Cristianismo, Paulo primeiro curou um homem coxo (por meio de um milagre) e passou a ser reconhecido pelos locais como se fosse a personificação de um deus pagão.
O Concilio de Jerusalém foi uma reunião inicial entre as lideranças cristãs nos meados do século I, para abordar se os gentios (não-judeus) deveriam seguir as leis de Moisés.
Os concílios
Concílio de Niceia
O Credo Niceno é uma profissão de fé adotada do Primeiro Concílio Ecumênico reunido na cidade de Niceia da Bitínia (atual İznik, Turquia) em 325. Chama-se também o Símbolo Niceno (em latim: Symbolum Nicaenum), e a Profissão de fé dos 318 Padres, referência aos 318 bispos que participaram do Primeiro Concílio de Niceia.
İznik, Niceia na Antiguidade, é uma cidade situada na região de Mármara, província de Bursa, Turquia. A antiga cidade foi o local onde se realizaram o Primeiro e o Segundo concílios de Niceia, respectivamente em 325 d.C. e 787.
Um concílio ecuménico ou concílio ecumênico é uma reunião de todos os bispos ( epískopos ) cristãos convocada para discutir e resolver as questões doutrinais ou disciplinares da Igreja Cristã. ... Devido aos cismas, a aceitação desses concílios varia muito entre as diferentes denominações do cristianismo.
O Concílio Vaticano II (CVII), XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, foi convocado no dia 25 de Dezembro de 1961, através da bula papal "Humanae salutis", pelo Papa João XXIII. Este mesmo Papa inaugurou-o, a ritmo extraordinário, no dia 11 de outubro de 1962.
O IV Concílio de Latrão celebrado em 1215 sob liderança do papa Inocêncio III foi o maior dos concílios ecumênicos da Idade Média. Desta reunião conciliar, resultaram 70 cânones que legislavam sobre as heresias, previa punições, exclusões e diversas modificações na organização eclesial.
Concílio de Hipona
Evidências sugerem que o processo de canonização ocorreu entre 200 a.C. e 200 d.C.; um ponto de vista popular é que a Torá foi canonizada por volta de 400 a.C., Nevi'im ("Profetas") por volta de 200 a.C. e Ketuvim ("Escritos") por volta de 100,.
A compilação de vários livros da Bíblia Hebraica em um cânon é o produto dos anos próximoas ao cerco Romano de Jerusalém e a subsequente dispersão dos judeus. Um cânon do Novo Testamento começou a aparecer no século II, mas se manteve em fluxo entre as várias denominações cristãs.
Autoria. Por ser uma coleção de livros, o Novo Testamento foi escrito por vários autores. A visão tradicional é que esses livros foram escritos ou por apóstolos, como Mateus, João, Pedro e Paulo; ou por discípulos que trabalharam sob a direção desses apóstolos, como Marcos e Lucas.
Lutero tentou remover Hebreus, Tiago, Judas e o Apocalipse do cânone bíblico, mas não conseguiu. Porém, estes livros ainda hoje aparecem no final da Bíblia de Lutero alemã até hoje. Aparentemente a razão é que estes livros atestariam contra doutrinas protestantes como a "sola gratia" e a "sola fide".
Os livros do Antigo Testamento aceitos por todos os cristãos como sagrados (chamados protocanônicos pela Igreja Católica) são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, ...
Lutero