Geralmente, a capacidade anunciada para uma fonte ATX é a soma das capacidades em suas saídas. Uma fonte de 450W, que fornece 32 amperes na saída de 3,3V, 35 amperes na saída de 5V e 14 amperes na saída de 12V, na realidade, oferece 105,6W na saída de 3,3V, 175W na saída de 5V e 168W na saída de 12V.
ATX significa "Advanced Technology eXtended" e foi desenvolvido até 1995. Se você possui um PC de tamanho "normal", há uma boa chance de possuir uma placa-mãe ATX. Isso torna a ATX a escolha "regular", na hora de comprar um PC ou placa-mãe. A partir do modelo ATX, as placas-mãe podem ter um tamanho maior ou menor.
Nos modelos AT, o único conector soldado na placa-mãe era o do teclado. ... Nos modelos ATX vários conectores são soldados na placa e ficam acessíveis atrás do gabinete. Os modelos ATX tem como padrão 305 x 244 mm.
Para sabermos de forma simples e clara qual é a real potência do produto, basta que multipliquemos os amperes (indicados pela letra A) pelo valor da coluna da corrente (+12V).
Dá uma olhada no adesivo da fonte e veja se pelo menos dá para informar a Amperagem dos 5V, 12V e outros... veja também Volts e Amperes que entram na fonte (Input). Normalmente se não tiver Adesivo vai estar perto da chave seletora 115/210 um alto relevo em forma de 9A, por exemplo.
Para saber a potência que cada uma dessas saídas fornece, basta multiplicar a tensão (em volts) pela corrente (em ampères). No caso das tensões negativas, você não deve considerar o sinal de menos.
Fazendo o cálculo da fonte
Procure pelas informações de quantos Watts ela precisa no manual ou no site da fabricante. É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.
Procure fontes de alimentação que informem os valores em Watts como “reais”. Além disso, você pode preferir as marcas mais conhecidas no mercado como Corsair, Seasonic, Thermaltake, dentre outras. Quanto mais desconhecida for a marca, mas “folga” em Watts o seu PC vai precisar.
Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Se as ventoinhas começarem a girar, é sinal de que a sua fonte está funcionando normalmente e a razão de o computador não estar ligando é outra. Caso não funcione, você acabou de descobrir o provável problema.
Barulho (apito) ao ligar o computador Há formas de identificar qual componente está estragado apenas ouvindo o apito da placa-mãe. Veja como você pode identificar o problema. Depois de saber o que está com defeito, abra o gabinete e verifique se tudo está devidamente encaixado.
Um modo de saber se a rotação do ventilador da fonte está funcionando de acordo com o trabalho feito pela fonte, seria rodar algum programa que faça o seu pc trabalhar na potência máxima. Em relação ao posição do ventilador da fonte. Você reparou que as fontes não são um cubo e sim um paralelepípedo ?
Primeiro pegue a ponta positiva do multímetro e conecte ao fio cinza, enquanto a negativa ao fio preto. Este fio é responsável por ligar a placa mãe, se ele estiver com uma tensão de 5V significa que sua fonte está funcionando.
Como testar fonte de notebook?
Olá, Sim, coloque-o para carregar alguma bateria que não esteja completamente carregada para agir como um load, use um multímetro colocando a ponta vermelha no terminal positivo da bateria (normalmente vermelho), e a ponta negativa do multimetro no terminal negativo da bateria (geralmente preto).
Com o multímetro , colocado na maior tensão contínua, pega os ponteiros e coloque nos contatos extremos e depois vai reduzindo as tensões de trabalho do até 20V de corrente contínua.
Nestes casos é muito importante ter em mente o que é que o nosso smartphone ou tablet precisa para se "alimentar". O mais fácil é olhar para as letras pequenas que vêm no carregador original, ou então fazer uma pequena pesquisa na internet para saber a tensão (Volts) e corrente (Amperes) do carregador original.
A maioria dos telefones suportam 5 V/2,4 A. Portanto, para carregamento rápido você procura algo que aumente a voltagem em 5 V, 9 V ou 12 V, ou eleve a amperagem a 3 A ou mais. Em resumo, mesmo que seu carregador seja de 5 V/3 A, seu celular carregará apenas naquela faixa para a qual ele é projetado.
5v