Intolerância ao glúten Os sintomas são parecidos com a doença celíaca: diarreia, gases, desconforto abdominal, dor de cabeça, sonolência.
Pessoas com intolerância permanente ao glúten têm a doença celíaca e o único tratamento é uma dieta isenta da substância por toda vida. Caso o celíaco consuma algo com glúten, ele pode ter uma reação imunológica no intestino delgado, que provoca uma lesão na mucosa do intestino e impede a absorção dos nutrientes.
Arroz, milho, soja, feijões, lentilha, grão-de-bico, sorgo, quinoa, painço, trigo sarraceno, araruta, amaranto, teff, linhaça, chia, aveia sem glúten e gergelim são exemplos de grãos que estão liberados na alimentação sem glúten. Atenção: Grãos em silos contêm alta possibilidade de estarem contaminados, tome cuidado.
Os alimentos que não contém glúten em sua composição são:
Benefícios de uma dieta livre de glúten Para quem sofre com alergias alimentares, a ozonioterapia pode auxiliar no tratamento. O ozônio é anti-inflamatório, agindo sistematicamente no controle dos sintomas.
O glúten está presente nos produtos, farinhas e derivados dos seguintes cereais: trigo, cevada, triticale, trigo de Khorasan, centeio (da tribo Triticeae, subfamília Pooideae).