Nesse sistema, a força necessária para a elevação de um objeto é determinada pela seguinte equação: Nessa equação, F é a força necessária para a elevação de um objeto de peso P. O índice N representa o número de roldanas soltas que compõem o cadernal.
Se a polia movida é maior que a motora, a velocidade transmitida para a máquina é menor (menor rpm). Para calcular o RPM das polias é só aplicar a seguinte expressão matemática: Onde n1 e n2 são as rpm das polias motora e movida, respectivamente, e D 2 e D1 são os diâmetros das polias movida e motora.
A fórmula para medir a velocidade angular é ωm = Δφ/Δt. A unidade do sistema internacional (SI) é rad/s (radiano por segundo), cujo valor aproximado é 57,3º. A volta de uma pista completa tem um ângulo de 360 º, o que equivale a 2π radianos. A unidade de medida, não padronizada pelo SI, é o rpm (rotações por minuto).
Qual é a velocidade de corte quando a rotação do eixo principal 700 min-1 e o diâmetro da peça Ø50 ? Substitua na fórmula )=3.
Fórmulas Básicas para Calcular Parâmetros de Corte
Para calcular a rpm do rebolo, a fórmula muda um pouco. Como a velocida- de de corte do rebolo é dada em metros por segundo (m/seg), multiplica-se a fórmula original por 60. Isso é feito para transformar a velocidade de metros por segundo (m/seg) para metros por minuto (m/min).