Sistema circulatório, também conhecido como sistema cardiovascular, é o conjunto formado por coração e vasos sanguíneos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes para as diversas partes do corpo dos seres vivos, como células, músculos e outros órgãos.
O sistema respiratório permite a troca de gases com o ar atmosférico, assegurando a concentração do oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas do organismo, e em contrapartida servindo como via de eliminação dos gases residuais, como o gás carbônico.
Os humanos, por exemplo, apresentam sistema circulatório fechado e circulação dupla e completa. ... - Sistema circulatório aberto: É aquele tipo de sistema em que o fluido sanguíneo, também chamado de hemolinfa, circula também fora de vasos, caindo em cavidades e lacunas entre os órgãos.
Uma das funções básicas do sangue é o transporte de substâncias, das quais destacam-se: Levar oxigênio e nutrientes para as células; Retirar dos tecidos as sobras das atividades celulares (como gás carbônico produzido na respiração celular); Conduzir hormônios pelo organismo.
Resposta O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do ...
O sangue humano faz parte do sistema circulatório, formado também pelo coração e vasos sanguíneos. Sua principal função é a distribuição dos nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células do corpo humano.
Sangue é um tecido líquido conjuntivo que rega todos os tecidos do organismo levando as substâncias nutritivas e o oxigênio necessário ao metabolismo. É constituído por plasma, leucócitos, hemácias e plaquetas.
O sangue é um fluido corporal que percorre o sistema circulatório em animais vertebrados; formado por uma porção celular de natureza diversificada - pelos "elementos figurados" do sangue - que circula em suspensão em meio fluido, o plasma.
O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular em animais com sistemas circulatórios fechados; formado por uma porção celular de natureza diversificada - pelos "elementos figurados" do sangue - que circula em suspensão em meio fluido, o plasma.
O sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros, variando de acordo com o peso. Compõe-se de uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas, e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo relacionado, entre outras funções, com o transporte de nutrientes e gases respiratórios e a defesa do organismo.
É assim que se formam os tipos de sangue mais comuns: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O-. O tipo de sangue é vital no momento de uma transfusão. Se uma pessoa é do grupo negativo e recebe sangue de um doador positivo, seus anticorpos vão reagir ao detectar células incompatíveis com seu sangue, o que pode ser fatal.
Quando há incompatibilidade sanguínea devido ao fator Rh, há sensibilização na mãe, pois o sangue dela reconhece o bebê como um “intruso” e começa a criar anticorpos contra ele....Tabela de cruzamento entre tipos sanguíneos ABO.