A economia é distribuída em diferentes setores, sendo eles: setor primário, setor secundário e setor terciário. O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos três setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário e setor terciário.
O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
Os setores da economia são partes integrantes do ciclo econômico de países ou regiões. No capitalismo, os setores primário, secundário e terciário se interligam e fazem a economia girar. ... A depender do desenvolvimento econômico de um país, é possível entender qual setor tem predominância.
A economia brasileira atual é diversificada e abrange os três setores: primário, secundário e terciário. O País há muito abandonou a monocultura ou o direcionamento unicamente para um tipo de indústria.
O setor de serviços responde pela maior parte do PIB, com 66,8%, seguido pelo setor industrial, com 29,7% (estimativa para 2007), enquanto a agricultura representa 3,5% (2008 est).
Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.
Das maiores indústrias brasileiras em valores de vendas, destacam-se as dos setores de energia, mineração, química, automotiva e de bens de consumo, como dos segmentos alimentícios e de bebida.
Tanto empresas de natureza estrangeira quanto nacional produzem diversos itens em território brasileiro. Dentre esses produtos estão bebidas, alimentos, tecnologias e produtos têxteis, como roupas e calçados.
Os sistemas de classificação da indústria usados pelo governo normalmente dividem as indústrias em três setores: agricultura, manufatura e serviços. O setor primário é formado pela agricultura, mineração e extração de matérias-primas. O setor secundário é a de manufaturas. O setor terciário foca a produção de serviços.
Há três tipos gerais de indústrias: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
São definidos didaticamente falando em três setores: setor primário, setor secundário e setor terciário. Assim, a economia de um país pode ser alavancada de acordo com os produtos por ela produzidos, modos de produção e recursos utilizados.
Basicamente inclui atividades como geração e compartilhamento de informação (computação e tecnologia da informação), telecomunicações, educação, pesquisa e desenvolvimento, planejamento, consultoria e outros serviços baseados no conhecimento.
O setor quinário é, de acordo com alguns especialistas, um setor econômico que inclui os serviços sem ânimo de lucro, como a saúde, a educação, a cultura, a investigação (não remunerada), a polícia, os bombeiros, a guarda civil e organizações não governamentais.
Significado de Setor substantivo masculino Aspecto particular de um conjunto de atividades; esfera ou ramo de atividade: setor dos transportes. Subdivisão de uma região, distrito, seção etc.: setor norte da cidade. Campo ou zona de ação de um indivíduo, de uma organização; domínio: setor político.
O setor quaternário da economia é baseado nas atividades intelectuais associadas ao governo, cultura, bibliotecas, pesquisa científica, educação e tecnologia da informação. Inclui a pessoa que depende de pessoas associadas ao setor terciário e o profissional encarregado de um departamento ou seção específica.
O setor quaternário é a expansão do conceito da Hipótese dos TrêsSetores da Economia e abrange as atividades intelectuais da tecnologia, como geração e troca de informação, educação, pesquisa e desenvolvimento e a alta tecnologia em si, anteriormente incluídas nosetor terciário como serviços.
O Terceiro Setor são as Organizações Não-Governamentais (ONGs), muito atuantes nas últimas décadas. O Quarto Setor da economia (também chamado de 2,5) é formado por organizações com e sem fins lucrativos que tem propósitos maiores e que buscam gerar impacto positivo na sociedade.
O Setor Secundário inclui os setores da economia que transformam produtos, como indústrias e construção. Este setor geralmente pega os produtos provindos do Setor Primário e os transformam, ao ponto de servirem para serem usados para outros negócios, exportados ou para serem consumidos por consumidores domésticos.
O setor secundário transforma os bens primários em mercadorias e destina-as ao setor de comércio e serviços. O Setor Secundário da economia é o responsável pela transformação dos bens e matérias-primas advindos do setor primário em mercadorias, que são transferidas para a comercialização no setor terciário.
Há três tipos de indústrias, classificadas conforme os seus tipos de produtos e as funções que exercem nas práticas econômicas, a saber: as indústrias extrativas, de base e de bens de consumo.
O setor terciário também é comumente conhecido como setor de serviços. Esses serviços envolvem diversas atividades como transporte, vendas e distribuição a matéria recebida do setor secundário para o consumidor final.
Em economia, o setor terciário corresponde às atividades de comércio de bens e à prestação de serviços....
Por definição, esse setor é tido como aquele que produz os chamados bens “intangíveis” ou imateriais (os serviços), bem como o destino final dos bens produzidos pelos setores primário e secundário (o comércio). ... Mas a definição “comércio e serviços” para designar o setor terciário da economia é muito abrangente.
É formado pelo conjunto de atividades econômicas normalmente desenvolvidas no campo, como a agricultura, a pecuária e o extrativismo. Fazem parte desse setor as atividades formadas por todos os tipos de transformação industrial e construção civil. Setor terciário Reúne as atividades de comércio e prestação de serviços.
Resposta: Setor de Serviços ou seja o Setor Terciário, Pois é o Setor onde as pessoas mais trabalham, Como Bombeiros, Comerciantes, turismo e etc... O Setor Terciário corresponde a Prestação de Serviços e ao Comércio de Bens.
Dentre motivos que fazem com que em países desenvolvidos a maioria da população desenvolva atividades do setor terciário, pode-se citar: grande variedade de comércios e serviços; atuação com a venda direta ao consumidor final.
O setor primário abrange todas as atividades produtivas envolvidas com a agricultura, a pecuária e o extrativismo (mineral, animal e vegetal), que estão relacionados à exploração dos recursos naturais e à produção de matéria-prima que será absorvida por outro setor da economia (secundário).
As atividades primárias são aquelas consideradas indispensáveis e deveras importante para atender os objetivos na área logística, seja pelas suas maiores parcelas dentro dos percentuais nos custos logísticos ou, então, são primordiais para a gestão e o cumprimento da atividade logística Os autores dividem-se entre ...
As três atividades mais frequentes — (i) Comércio varejista de artigos do vestuário; (ii) Cabeleireiros, mercearias e armazéns; (iii) Minimercados, mercearias e armazéns — concentram, sozinhas, quase 20% das empresas do setor e têm como características comuns a baixa produtividade e a mão-de-obra geralmente pouco ...
Setor Primário: extração de matérias-primas. Setor Secundário: indústria. Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.