As traças adultas podem viver por mais de quatro anos.
Com a alta oferta de alimentos (de papéis a restos de pele e cabelos) e de ambientes úmidos e escuros em nossas casas. Essas são as condições ideais para o aparecimento das traças, que entram por janelas, portas e, em muitos casos, por objetos carregados para dentro do lar.
Segundo o especialista, só há um único método caseiro para acabar com traças: aspirar a casa, móveis e frestas de paredes. “Estes insetos se abrigam em armários, rodapés, sancas de gesso, e outros lugares que acumulam poeira e cabelo. Lá as traças têm alimento e abrigo para reproduzirem”, explica.
Vinagre e água Misture partes iguais de vinagre branco e água e limpe suas gavetas, despensa e livros com a solução, como se fosse um lustra-móveis. Faça isso de 6 em 6 meses para que a acidez mantenha as traças e os cupins bem longe de sua casa.
Para evitar esse tipo de problema, há algumas dicas para se livrar das traças e conservar melhor os mantimentos.
Outra maneira de se reduzir e acabar com os carunchos é abrir as embalagens e colocar uma ou duas folhas de louro dentro das embalagens nas quais a farinha será armazenada. As folhas de louro irão agir de forma que os carunchos não se reproduzam rapidamente, evitando assim uma grande infestação.
Use um repelente natural Um jeito prático, eficiente e econômico de repelir os carunchos da sua cozinha é colocando um pequeno recipiente com borra de café em um cantinho qualquer do armário. A borra funciona como inseticida natural, configurando-se como uma boa solução para eliminar esses invasores.
Por isso, a nossa sugestão é lavar o recipiente (antes de armazenar o arroz) com uma solução de 500 ml de água quente, 150 ml de vinagre branco e um pouco de detergente. Esfregue bastante tanto a parte de dentro quanto a de fora do pote para desinfetar bem.
Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.
“Se forem grãos, por exemplo, é possível colocar em um recipiente com água, aqueles que estiverem com o bichinho vão boiar e você poderá fazer essa separação”.
Biogênese: Hoje sabemos que o caruncho deposita seu ovos no interior do grão quando estes ainda estão verdes e em formação no interior das vagens. Após formados, estes grãos, a olho nu, não aparentam nenhum sinal de perfuração, mas futuramente, mesmo em locais fechados estes ovos germinam e os carunchos aparecem.