Os hormônios protéicos/peptídicos são hidrossolúveis e ligam-se a moléculas de água, de modo que a entrada na célula é limitada pelo tamanho da molécula. Este tipo de hormônio liga-se a receptores de membrana celular e a interação entre o hormônio/receptor irá desencadear uma série de respostas celulares.
Uma vez que a síntese de novas proteínas em quantidade suficiente é um processo moroso, o efeito das hormonas lipossolúveis pode demorar dias a semanas a ser notado. Pelo contrário, as hormonas hidrossolúveis não podem atravessar a membrana, e os seus receptores são proteínas inter-membranares.
Assim, os hormônios lipossolúveis unem-se a outras moléculas (normalmente proteínas) em seu transporte pelo sangue. Ficando unidos a outras moléculas, mantêm-se mais protegidos e são eliminados mais lentamente; isso explica por que os esteroides e os hormônios da tireoide têm ações duradouras.
Os hormônios que podem atravessar a membrana plasmática das células-alvo têm os seus receptores localizados no núcleo celular. Os hormônios devem atravessar a membrana plasmática e o citosol até chegar ao núcleo.
Praticamente todos os hormônios de plantas interagem com a bomba de prótons de membrana plasmática. A auxina ativa a enzima em células em crescimento, promovendo a elongação celular (Brummel e Hall, 1987). Peng et al. (2003) verificaram que o ácido abscísico ativou fortemente a H+-ATPase do tipo P em frutos de maçã.
Os receptores hormonais podem estar localizados no núcleo ou na superfície da célula. E, por fim, os hormônios controlam a função de todos os órgãos e afetam diferentes processos, tais como o crescimento e desenvolvimento, a reprodução e as características sexuais.
Hormônios são substâncias químicas que controlam diversas funções do organismo. As glândulas endócrinas são aquelas que produzem substâncias que são lançadas diretamente no sangue. Essas substâncias químicas são chamadas de hormônios.
A principal função das glândulas endócrinas é secretar hormônios diretamente na corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo). Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo.
Denominamos de glândulas endócrinas aquelas que liberam suas secreções diretamente na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos. Elas diferem-se das glândulas exócrinas por não possuírem canais por onde saem as secreções. As substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas são chamadas de hormônios.