Como vimos, os sinais e os sintomas de uma doença desse tipo, muitas vezes, podem ser confundidos com outros problemas de saúde. Por isso, a recomendação é que se a pessoa apresentar um mesmo problema (ou mais de um) diversas vezes, deve se preocupar em procurar um profissional da área da imunologia.
O alergologista/imunologista é o médico especialmente treinado para investigar e tratar as doenças alérgicas, incluindo a asma. Para tornar-se um profissional dessa área, o médico tem que completar vários anos de treinamento.
O exame de sorologia e imunologia consiste na análise do soro sanguíneo e dos anticorpos, respectivamente, para diagnóstico de doenças infecciosas, a partir da resposta de antígenos que são respostas aos microrganismos.
O exame anti hbs serve para avaliar a produção de anticorpos pelo organismo contra uma proteína presente na superfície do vírus da hepatite B, a HBsAg.
A imunidade e os exames de sangue Por meio do exame de sangue é possível detectar alterações em nosso sistema imunológico e prevenir doenças mais sérias. Os hemogramas são os principais exames solicitados pelos médicos para verificar alterações no organismo.
Para verificar como anda a imunidade, os médicos podem pedir uma série de exames, como cita a imunologista Ana Carolina da Matta Ain: “Hemograma, imunoglobulinas (IgG, IgM, IgA, IgE), subclasses de IgG (1, 2, 3 e 4), linfócitos T e B, complemento, respostas vacinais e o novo exame de triagem neonatal TREC e KREC.