A utilização da Contabilidade Gerencial em Micro e Pequenas Empresas auxiliam no desenvolvimento das estratégias de futuras decisões, com informações mais claras, precisas e úteis sobre a atual realidade da empresa, que, se bem interpretadas, facilitam o ponderamento dos administradores sobre ações a serem tomadas, ...
O profissional contábil exerce papel fundamental na sociedade, pois é a partir das informações fornecidas por ele, que os usuários da contabilidade tomam decisões empresariais. ... Valendose desse privilegio a classe contábil deve cada vez mais atender as expectativas dos usuários das informações por ela emitidas.
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.
A Gestão Financeira é responsável pelo controle do dinheiro da empresa e como as transações serão realizadas ao longo do dia e projetando para o futuro. Servindo como controle das transações e evitando problemas de liquidez. ... Já a Contabilidade é responsável em se concentrar nas transações, projetando para o passado.
Contadores não servem só para cuidar de informações financeiras de muitas empresas em uma variedade de segmentos, mas eles também têm visibilidade e conhecimento das melhores práticas de gestão que estão dando certo em outras empresas, bem como os erros que outros empreendedores cometeram e que levaram o negócio ao ...
A contabilidade tributária é o ramo da contabilidade que estuda e controla as obrigações tributárias da empresa em consonância com a Legislação Tributária de forma que possibilite ao empresário analisar a carga de tributos recolhidos pela empresa, permitindo a execução de um planejamento tributário e evitando possíveis ...
Portanto, podemos conceituar a apuração de impostos como a rotina com o objetivo de recolher corretamente todos os tributos devidos por uma organização. Trata-se de uma das atividades mais importantes realizadas pelo setor fiscal de uma organização.
Basicamente, os impostos na nota fiscal são calculados da seguinte forma: Valor total do documento, multiplicado pela alíquota do tributo. Todos os impostos mencionados neste artigo são calculados dessa forma, no entanto, não é necessário destacar cada um deles no documento fiscal.
Vale lembrar que segundo a regra geral do ICMS, sua apuração deve ser feita no último dia do mês de forma que os itens de Operações próprias – Registro E110 da EFD/ICMS-IPI após as entradas e saídas, sejam declarados por meio da Gia-ICMS.
Sendo assim, o cálculo é:
As alíquotas iniciais variam de 4,0% até 15,5% sobre o valor bruto faturado. A atividade primária #1 do CNAE de Consultoria em Tecnologia da Informação está enquadrada no Anexo 6 e, portanto, tem alíquota inicial de 16,93% sobre o valor faturado.
Anexo IV do Simples Nacional 2020