Anteriormente à realização da abdominoplastia, são solicitados alguns exames de rotina, como exames de sangue (coagulograma, hemograma, glicose, função renal e proteínas), de urina e eletrocardiograma.
Exames Pré-cirúrgicos e a Cirurgia
10 coisas que você deve perguntar para o cirurgião plástico
Existem alguns cuidados antes de uma Abdominoplastia....Entre as principais recomendações:
Antes da cirurgia e em todos os dias é muito importante cuidar do que se come....
O cirurgião ou hospital pode dar-lhe instruções específicas sobre o que você pode ou não comer antes de começar o jejum pré-operatório. É importante que você siga estas instruções.. Isso pode incluir alimentos como carne magra, bolachas ou arroz branco, bananas macias e legumes bem cozidos, sem a pele.
A seguir confira uma lista com o que comer antes da cirurgia plástica visando um funcionamento adequado do organismo e reserva energética.
Carnes magras, aves, ovos e peixes: as proteínas vão ajudar bastante na fase de recuperação dos tecidos e influenciar na cicatrização. Colaborando com os efeitos da cirurgia. As proteínas também ajudam a produzir colágeno. Substância responsável pela formação e manutenção de nossa pele, tecidos e ossos, por exemplo.
No período de recuperação, a alimentação também é especialmente importante, devendo ser evitada a ingestão de doces, refrigerantes, frituras ou embutidos, que dificultam a circulação do sangue e cicatrização da ferida. Veja também: 5 exercícios para respirar melhor depois da cirurgia.
Fazer as unhas, o cabelo, hidratação, maquiagem e depilação está entre as atividades de rotina. Mas lembre-se que no dia antes da cirurgia plástica você vai ter que deixar de lado alguns hábitos. São coisas que parecem simples, mas que podem causar problemas na mesa de operação.
E os resultados são similares: crianças que ingerem água, chá, café e sucos sem resíduos até poucas horas antes da cirurgia não têm o risco de regurgitação aumentado.
A administração de antibióticos ao paciente antes da realização de procedimentos cirúrgicos, mesmo sem presença de infecção instalada, é chamada de Profilaxia Antibiótica. A finalidade é prevenir a endocardite bacteriana que é uma infecção que atinge a camada mais interna do coração.
As últimas recomendações orientam fazer uma refeição leve (sem carne ou gordura) 6 horas antes da cirurgia e tomar água até 2 horas antes da cirurgia. É muito importante fazer esta alimentação leve e tomar água. Não se deve ficar muito tempo de jejum, pois isso aumenta o risco de complicação no pós-operatório.
Ideal não ingerir nos últimos 2, 3 dias que antecedem a cirurgia, e no mínimo aceitável de 24 horas se sua função hepática for normal. Ideal interromper a ingesta de álcool 72h antes de sua cirurgia, ou, pelo menos, 24h senão houver outros problemas de saúde que podem ser agravados com o álcool.
Por Daiane Brito Aliado a ingestão adequada de água, os cuidados com a alimentação também devem fazer parte da rotina de todos. Quando o corpo é submetido a uma cirurgia ele entende que sofreu uma agressão e reage disparando vários mecanismos para sua defesa, o que provoca alterações em seu metabolismo.