O parecer dos auditores independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis quanto ao adequado atendimento, ou não, a todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no item 4.
O parecer dos auditores é uma espécie de revisão das contas e relatórios de um negócio. O auditor ou a empresa de auditoria independente contratado para este fim deverá verificar se os dados internos da companhia batem com o que foi apresentado no balanço, o que deve constar no parecer dos auditores.
A função primordial de um auditor contábil é analisar a situação financeira da empresa, buscando verificar se os lançamentos contábeis são verídicos. Por meio dessa tarefa, ele consegue identificar erros, fraudes ou desencontros de informação que podem gerar transtornos para as organizações.
Diante dessa complexidade, ganha destaque o trabalho do auditor, que atua para analisar a situação financeira, especialmente as questões contábeis e tributárias, e os processos internos de uma organização. Dessa maneira, pode apontar irregularidades na administração e propor medidas que visam corrigir essas falhas.
O auditor precisa, primordialmente, de independência em relação ao objeto auditado, a fim de coletar dados consistentes e produzir análises imparciais para a consecução de pareceres objetivos e confiáveis.
“O auditor não é responsável nem pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros.” Apesar de não ser responsável pela prevenção de fraudes ou erros, o auditor deve avaliar o risco de que tais fatos possam fazer com que as demonstrações contábeis contenham distorções relevantes.
O CNAI será controlado pelo Conselho Federal de Contabilidade e a ele os profissionais terão acesso por meio do portal do CFC, para registro e manutenção dos dados, bem como para emissão de certidões de regularidade.
O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer. ... Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.
Por oportuno, documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).
Papéis de Trabalho de Auditoria
Ademais, listamos os principais procedimentos de auditoria:
Os procedimentos de auditoria interna envolvem: exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter comprovações suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.
1) Quando o assunto são os procedimentos de auditoria temos os testes que objetivam a evidência em relação à suficiência, à exatidão e à validade dos dados e informações produzidos pelo sistema de informações contábil da organização.
Como fazer auditoria de processos em 5 passos
A auditoria é um processo de exame sistemático e cuidadoso relativo às atividades desenvolvidas na empresa, a fim de verificar se elas estão sendo executadas de acordo com o que foi estabelecido previamente, se foram implementadas de forma eficaz e se estão em conformidade com o cumprimento dos objetivos.
O Planejamento da Auditoria é a etapa do trabalho na qual o auditor independente estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar na entidade a ser auditada, elaborando-o a partir da contratação dos serviços, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames, de modo que possa desempenhar uma ...
OBJETIVOS Os principais objetivos do Planejamento da Auditoria são: obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as Demonstrações Contábeis; propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos, previamente, ...
O processo de auditoria é dividido em cinco etapas atribuídas à análise, regularidade e eficiência da gestão organizacional....4- Relatório de conclusão
O objetivo do planejamento da auditoria é permitir que o trabalho do auditor seja realizado de maneira eficaz e eficiente. ... Ao planejar seu trabalho, o auditor estabelece metas para que o serviço de auditoria seja de excelente qualidade e ao menor custo possível.
Ela serve para resguardar o patrimônio, contra danos ou riscos provocados por erros e irregularidades. Por isso é de extrema importância que a precisão e a confiabilidade das informações contábeis para a tomada de decisões.
Em todos os casos, o propósito de uma auditoria é certificar a segurança contábil do exercício de uma determinada empresa, em que os auditores atestam a confiabilidade dos registros, a veracidade dos números, a eficiência dos processos e a moralidade na condução das práticas contábeis.