Ritmo (do grego rhythmós - movimento regular) designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na nossa existência. O estudo do ritmo, entoação e intensidade de um discurso chama-se prosódia. Existe também a prosódia musical, visto que a música também é considerada uma linguagem.
A palavra ritmo, do grego Rhytmos, significa “aquilo que flui, aquilo que se move.” Conforme Artaxo (2003), o organismo do homem funciona de forma ritmada, podendo este ser determinado pela pulsação, pela tensão x relaxamento muscular (fisiologia) e pelo controle emocional.
Existem 22 estilos musicais.
Todos os sistemas funcionam com ritmos. O sistema cardíaco é ritamado e modificado em estado de alerta correndo em vários estágios do sono. em estado de excitação e nos estágios de sono. O sistema urinário é ritmado e modificado em estado de medo e nos estágios de sono.
Na natureza, o ritmo pode ser percebido em movimentos que se repetem de tempos em tempos, como as mudanças do dia para noite.
Ritmo pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. O termo ritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.
as atividades realizadas em nosso cotidiano tem ritmo e existe ritmo na natureza. pesquise que ritmos há no nosso corpo e verifique como e Em que circunstâncias eles se modificam. por exemplo:ritmo respiratório-acelera quando corremos;diminuindo quando dormimos.
O leitor talvez já tenha visto a palavra "ritmo" escrita com acento agudo no "i" ("rítmo"). De início, é preciso deixar claro que "ritmo" se escreve sem acento ("ritmo").
Ritmo é um substantivo masculino com origem no grego rhythmos e que designa a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical.