Assim sendo, as dimensões que se seguem serão equivalentes ao tamanho de duas cabeças:
O corpo humano é dividido em três partes fundamentais: cabeça, tronco e membros. A cabeça é formada pelo crânio e a face. O tronco é composto do tórax e do abdômen. Os membros são divididos em superiores (braços, antebraços, ombros e mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas e pés).
Passos
DESENHE A CABEÇA DO PERSONAGEM E DEPOIS A UTILIZE PARA MEDIR O RESTO DO CORPO. Primeiramente desenha a cabeça do personagem depois use-a para medir o resto do corpo do mesmo. Uma boa ideia é você fazer um risco paralelo ao seu desenho dividindo-o em mais ou menos 8,5 cabeças como na imagem acima.
Para desenhar um corpo feminino bem realista, o mais importante é acertar na proporção da silhueta. Ao invés de fazer tudo de olho, comece esboçando uma malha de referência; depois, faça riscos horizontais para marcar a posição dos ombros, peito, cintura, quadris e joelhos.
Passos
Como Desenhar Rosto Masculino, em 10 Passos
Crie uma forma realista de contorno para as orelhas em ambos os lados da cabeça, começando a partir do nível dos olhos. Desenhe linhas-guia para o pescoço e os ombros. Com base nas linhas-guia da cabeça, desenhe o cabelo da pessoa. Apague os traços de esboço e desenhe agora linhas firmes e definitivas.
A maneira mais fácil de começar é usar linhas para dividir e definir as proporções do rosto. Comece fazendo duas linhas: uma vertical e uma horizontal, ambas no centro da forma oval. Desenhe o nariz. Divida a metade inferior novamente, fazendo outra linha horizontal.
Caricaturista. O caricaturista é especialista no desenho de pessoas, destacando os detalhes do rosto de cada pessoa.
A aplicação do teste psicológico de Machover consiste em apresentar uma folha de papel branco, um lápis e uma borracha ao examinado, e pedir simplesmente que “desenhe uma pessoa”.
Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.
Para realizar o teste basta pedir à criança: Desenhe uma árvore ao seu gosto, para evitar perguntas que perturbem a espontaneidade do desenho, pode acrescentar: Pode desenhar o que você quiser, têm total liberdade; de qualquer forma que o faça ficará bem, sempre que seja ao seu gosto e de acordo com sua própria ideia.
Como na majoria de técnicas projetivas, o teste da casa-árvore-pessoa (também conhecido como HTP, do inglês house, tree, person) tem orientações bem simples: temos que desenhar uma casa, uma árvore e uma pessoa em uma folha ou em qualquer superfície em que se possa observar bem o desenho.
Interpretar o HTP não é simplesmente seguir regras básicas de traços, é saber o que os traços representam para aquele indivíduo, os traços representam cada suspiro, cada lágrima, e cada processo que só aquele individuo passou. Uma análise bem sucedida vai além dos livros, ela toca na alma.
O HTP foi criado por John N. Buck, em 1948, e tem como objetivo compreender aspectos da personalidade do indivíduo bem como a forma deste indivíduo interagir com as pessoas e com o ambiente.
É de uso exclusivo da Psicologia, ou seja, somente o psicólogo pode aplica-lo. O teste HTP (do inglês "house-tree-person", em português "casa-árvore-pessoa") é um teste psicológico do tipo projetivo que pode ser aplicado em crianças a partir dos 8 anos de idade e em adultos.
Opções
Uma analogia com as árvores ajuda-nos a compreender os benefícios da Psicologia para o indivíduo. As árvores expandem sua copa até o céu e mergulham suas raízes no solo, universalmente são tidas como símbolo da vida e portanto são uma representação simbólica do psiquismo humano.
RESUMO - A representação do desenho da casa tem sido estudada como elemento indicativo do nível evolutivo da personalidade e de suas manifestações psicopatológicas.
A localização do seu desenho tem muita relação com a sua autoestima. ... Se seu desenho está na parte superior esquerda da folha, você tem autoestima elevada, é muito emocional. Se seu desenho está na parte superior direita da folha, você é uma pessoa dominante que parte para conflitos e não teme o imprevisível.
Em geral, desenhos grandes indicam que as crianças se sentem seguras e confortáveis. Por outro lado, os desenhos com formas pequenas indicam jovens com pouca confiança ou bastante reflexivos. Ou que precisa de um espaço reduzido para se expressar.
Desenhar o rosto de pessoas pode indicar o seu humor. Se você desenha o rosto de uma pessoa feliz, pode indicar que você está animado e disposto. Mas se você desenha pessoas fazendo caretas, por exemplo, pode querer dizer que você está vendo o pior nas pessoas e vive desconfiado.
Rabiscos de olhos representam o interior da pessoa que o desenha. Olhos grandes revelam uma personalidade extrovertida, olhos menores transmitem a sensação de estar sendo observado e os olhos fechados pode indicar uma recusa a olhar para dentro de si mesmo.
Quadrados, diamantes e outras figuras geométricas Basicamente, esse tipo de rabiscos revela que você não guarda suas opiniões só para si e que tem metas e planos bem definidos. Além disso, indica que você é uma pessoa teimosa, embora cuidadosa e prudente.
O Sol: O sol se for desenhado do lado esquerdo do papel, pode ser a representação da influência da mãe na vida da criança. Quanto mais forte for os seus raios, há mais perigo de que a mãe queira impor a sua vontade em controlar tudo. O sol desenhado à direita do papel, mostra a percepção da criança com o pai.
A criança está equilibrada quando seu desenho é grande, com linhas contínuas, com a pressão dos traços adequada e no centro da folha. A figura retratada em tamanho maior e com mais detalhes é a mais importante. É importante pedir para a criança desenhar “uma família” e não a “sua família”.
Mais que um passatempo, o desenho infantil revela os sentimentos da criança, como é o convívio com a família e pessoas próximas, e até mesmo com pessoas das quais ela prefere manter distanciamento. Interessante não? Compreender o que um artista tão jovem e em pleno desenvolvimento quer expressar é uma tarefa possível.
O Sol, segundo análise junguiana está associado à nossa parte espiritual, geradora de consciência. Cada ser humano necessita da formação de sua individualidade para assimilar suas experiências, e isso exigirá aspectos solares relacionados com seu espírito: força de vontade, independência e atitude.