Significado de Candelabro substantivo masculino Grande castiçal com vários braços; lustre, lampadário.
Em Êxodo 25:31 DEUS da ordem a Moisés para que fosse construído um candelabro (castiçal), uma luminária, feita de ouro batido possuindo seis braças, três em cada lado e um ao centro formando uma peça com sete copos, que ficaria dentro do tabernáculo, no segundo cômodo para ser mais exato, dentre os três compartimentos ...
A Menorah, candelabro de sete pontas é, sem dúvida, o símbolo judaico mais antigo e mais imponente de que se tem relato. Alguns sábios afirmam que a Menorá representa a Árvore da Vida, e que suas sete hastes representam as sete palavras que compõe o primeiro versículo de Gênesis.
A Menorá (no hebraico: מנורה - menorah - "lâmpada, lâmpada candelabro"), é um candelabro de sete braços, e um dos principais e mais difundidos símbolos do Judaísmo.
Significado de Castiçal substantivo masculino Utensílio onde se coloca vela de iluminação; suporte para uma ou várias velas.
Castiçal, candeeiro com um só foco luminoso, como vela ou lâmpada, foi um elemento determinante na decoração das casas. Desde sua criação (sem data especifica), constituiu-se numa peça indispensável para clarear a mesa, a toalete e toda a atividade noturna das moradias.
Na carta de Pero Vaz de Caminha, diz-se que um castiçal de prata foi usado pelos índios para simbolizar aos portugueses que havia abundância do material na terra recém descoberta. Tido como uma joia decorativa, esse é daqueles objetos que passam por gerações e são usados como herança ou presentes luxuosos.
Para harmonizar Os castiçais são peças que podem decorar mesas em escritórios, aparadores da sala de jantar, mesas laterais e de centro. Uma sugestão é ter duplas de castiçais – que podem ser em tamanhos diferentes – para usá-los lado a lado ou em cada ponta do móvel.
Para um clima mais intimista, use com vela branca. Se for um jantar para muitas peças, use vários castiçais ao longo da estrutura. ⋅ Para ornamentar uma mesa de festa de casamento ou eventos similares, combine o castiçal com arranjos de flores. Nesse caso, entretanto, evite usar velas aromáticas.
Resumo: A menorá, o candelabro de sete braços, um objeto ritual do Templo de Jerusalém, adquiriu grande relevância na literatura bíblica. Primeiro como representação do cosmo, tanto do mundo visível quanto do invisível. Segundo, como árvore da vida, e representação de Deus e da vida eterna.
Acenda as velas usando o shamash. Quando terminar de recitar as preces, levante o shamash com a mão dominante e use-a para acender as velas, da esquerda para a direita. Em outras palavras, acenda a vela mais recente primeiro e depois as outras. Sempre use o shamash para acender as velas, nunca outra vela já acesa.
Celebração. A festa de Chanucá é celebrada durante oito dias, do dia 25 de Kislev ao 2 de Tevet (ou o 3 de Tevet, quando Kislev só tem 29 dias).
O Hanuká é um feriado judaico conhecido como a “Festa das Luzes”....Coloque a primeira vela no braço externo direito do candelabro.
Shabat
O sábado, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o sétimo dia da semana, seguindo a sexta-feira e precedendo o domingo, é um dia de oração e de descanso para judeus e cristãos sabatistas.
A tradição judaica segue alguns rituais sagrados, dentre eles: Brit Milá: circuncisão de todo menino judeu aos oito dias de vida. De acordo com a fé judaica, o ritual segue os preceitos ordenados pela Torá; Bar Mitzvah: primeira leitura da Torá feita pelos meninos judeus aos 13 anos.
Os Dez Mandamentos
Os mandamentos aparecem duas vezes na Bíblia hebraica (no Êxodo e no Deuteronômio), e incluem instruções como a de não adorar outros deuses, honrar os pais e guardar o Sabá, bem como proíbe idolatria, blasfêmia, assassinato, adultério, roubo, desonestidade e cobiça.
Os judeus não comem carne de porco, cavalo, camelo, coelho, caranguejo, lagosta e camarão. Na verdade, à exceção de peixes com escamas, nenhum fruto do mar é permitido. Há também a proibição de misturar leite e carne. Devendo haver um espaço de seis horas entre os alimentos de uma origem.
Os cachos laterais (peiot) cultivados por alguns judeus ortodoxos são um símbolo de guarda dos Mandamentos e de identidade, indicando o grupo do judaísmo a qual pertencem. Quem tem o cabelo mais liso, às vezes, usa cera ou sabão para dar o shape.