As principais características e correntes filosóficas da filosofia contemporânea são:
Verificado por especialistas. Infere-se que a Patrística e escolástica tornaram-se as principais correntes filosóficas da idade media, de modo que foram tema de vários filósofos cristãos, que buscavam conciliar a filosofia com a crença religiosa.
Resposta. As principais correntes filosóficas são principalmente as ligadas aos mais filósofos conhecidos da antiguidade: A Pre-socretica,socretica,platônica ou platonismo. Temos também outras tendencias como a positivistas e as ligadas a Karl Marx.
Kant fundou uma nova teoria do conhecimento, chamada idealismo transcendental, e a sua filosofia, como um todo, fundou o criticismo, corrente crítica do saber filosófico que visava, como queria Kant, a delimitar os limites do conhecimento humano.
O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade.
O pensamento político moderno, a partir do Renascimento, funda-se em alicerces que subsistem até os dias atuais. ... Nasce uma nova perspectiva para o entendimento dos seres humanos, dentro de um contexto político, social, econômico e inclusive religioso.
Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.
Platão defendia essas idéias por ser opositor ao sistema democrático que vigorava em Atenas, principalmente porque ele dava poder a pessoas despreparadas para governar.
Um rei‐filósofo é, segundo Platão, um governante inteligente e confiável que ama o conhecimento e aceita viver uma vida simples. A existência de tal comunidade seria impossível «enquanto não forem, ou os filósofos reis nas cidades, ou os que agora se chamam rei e soberanos filósofos genuínos e capazes». ...
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. Escreveu sobre diversos temas, como amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, entre outros. Platão foi discípulo de Sócrates e um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga.
De acordo com Platão (A República 458a-460e), no Estado Ideal, compreende-se que o controle seletivo para constituir a elite aristocrática – governantes ou guardiães do Estado – deve se realizar pelo conúbio dos melhores homens com as melhores mulheres.
A Monarquia desvirtuada transforma em Tirania, onde a vontade de um sempre prevalecerá contra a ordem jurídica vigente (BONAVIDES, 2014, p. 209). Quando a Aristocracia é degenerada aparece a Oligarquia, nesse contexto o poder estará nas mãos dos possuidores de riqueza (ARISTÓTELES, 1985, p.